CAMPUS ITAPERUNA

Para relembrar o fim dos anos de Ditadura

por admin publicado 26/08/2010 11h20, última modificação 18/12/2017 13h21
Campus Itaperuna organiza extensa programação com debates, peças de teatro e coletânea de charges, com o objetivo de promover a consciência política e social da comunidade.

"Pela Memória e Pela Verdade", é com este tema que o campus Itaperuna, do IF Fluminense, vai marcar os 25 anos do fim da ditadura militar no Brasil. O evento acontece de 01 a 03 de setembro com atividades artísticas e debates incluídos na programação.

A peça teatral "As Três Faces da Ditadura", com o Grupo Teatro Parada Artística, de alunos do instituto, vai marcar a abertura do evento, no dia 01, às 18h. No mesmo dia tem o Projeto Café e Prosa, em sua segunda edição, com uma mesa redonda sobre “Literatura e Música nos Anos de Chumbo”, com a presença da Doutora em Literatura, Ana Lúcia Lima da Costa, professora da Fundação São José (Itaperuna) e Diretora do Museu Neuchíades Cardoso (Miracema).

O evento é uma idealização do campus Itaperuna, através da Direção de Apoio ao Ensino e da Coordenação de Imagem, Comunicação e Eventos, e tem como objetivo promover a conscientização política e social da comunidade. “Vai ser uma verdadeira aula de história e cultura geral com muitas manifestações artísticas, e, por que não dizer, diversão, mas sem alienação” é o que garante o Coordenador de Imagem, Comunicação e Eventos, Alberto de Souza.

A programação segue no dia 02 com a exibição de filmes e documentários durante o dia e, às 19h, alunos e servidores do campus Itaperuna se unem em um momento de descontração para interpretar as músicas consagradas dos anos 60/70.

Encerrando o evento, no dia 03, às 19h30, será realizado outra edição do Café e Prosa com a palestra da Doutora em Ciências Sociais Joana D’Arc Fernandes Ferraz, professora da UFF e Diretora do Grupo Tortura Nunca Mais. Ela traz o tema “Pela Memória e Pela Verdade”, que vai tratar do resgate da memória e conscientização quanto ao período histórico recente do país. Às 21h30, mais uma apresentação musical dos talentos da casa.

Durante todo o evento também estará em exposição uma coletânea de charges políticas intituladas “Humor Gráfico nos Tempos da Ditadura”.

As Três Faces da Ditadura

O Grupo de teatro Parada Artística, que apresenta durante o evento a peça “As Três Faces da Ditadura”, é integrado por alunos do campus Itaperuna, com direção de Igor Giarolla.

“A peça fala de opressão, tortura e uma busca incansável pela paz e pela liberdade, pois algumas pessoas simplesmente mantinham a fé e a esperança em dias melhores. Entre os anos de 1964 e 1985, período da Ditadura Militar no Brasil, o povo presenciou o que há de pior em termo de brutalidade”, acrescenta Igor.

Mas a peça não mostra apenas o lado cruel desse período, fala também de pessoas que bravamente lutaram contra tudo, foram presas, torturadas e assassinadas, mas enfrentaram com coragem.