CAMPUS ITAPERUNA

Apoio Financeiro

Pesquisa desenvolvida no IFF Itaperuna é selecionada para receber até R$ 70 mil em edital da Faperj

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 03/12/2021 20h07, última modificação 06/12/2021 10h23
Trabalho de análise de compostos nocivos à saúde emitidos por veículos no ar de Itaperuna é realizado por professor e bolsistas da área de Química no campus.
Pesquisa no IFF Itaperuna

O professor Murilo com suas bolsistas do projeto

O projeto "Análise de compostos orgânicos voláteis nocivos à saúde emitidos por veículos automotores no ar da cidade de Itaperuna" — desenvolvido no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna — foi um dos contemplados para receber até R$ 70 mil em apoio financeiro, num edital de fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) para Auxílio Básico à Pesquisa (APQ1) em Institutos de Ciência e Tecnologia. O resultado da seleção, que atraiu pesquisadores de instituições de pesquisa de todo o Rio, foi divulgado nesta quinta-feira, dia 2 de dezembro.

Responsável pelo trabalho, o professor de Química e coordenador de Pesquisa e Inovação do IFF Itaperuna, Murilo de Oliveira Souza, explica que os recursos serão usados para a continuidade e aprimoramento do projeto no campus, incluindo a compra de insumos e equipamentos, entre eles uma estação meteorológica para avaliar as condições climáticas da região em conjunto com as análises sobre os compostos nocivos que são emitidos por veículos automotores em Itaperuna.

"Recebi a notícia da aprovação do projeto pela Faperj com uma alegria enorme, porque era uma seleção bastante concorrida, com pesquisadores de instituições como Fiocruz, UFRJ, UFF, Instituto Militar de Engenharia... Além da gratificação pessoal, vejo como sendo algo de muita importância para o IFF. Ações como essa são cruciais para o desenvolvimento e fortalecimento da pesquisa em nosso campus, criando novas possibilidades de aproximar cada vez mais nossos estudantes da pesquisa de qualidade e, até de certa forma, de uma pesquisa extensionista. Isso porque os resultados desse projeto serão apresentados para a comunidade e secretarias municipais, como forma de ajudar no planejamento de ações que amenizem o impacto da emissão de poluentes na região", explica o coordenador.

De acordo com a diretora de Pesquisa, Extensão e Políticas Estudantis do IFF Itaperuna, Josane Lessa, o Auxílio Básico à Pesquisa (APQ1) é um dos programas mais importantes entre os ofertados pela Faperj, pois financia o desenvolvimento de projetos nas mais diversas áreas do conhecimento, o que faz com que ele seja a modalidade de fomento mais procurada entre os programas da Fundação.

O projeto "Análise de compostos orgânicos voláteis nocivos à saúde emitidos por veículos automotores no ar da cidade de Itaperuna" tem como objetivo principal entender os impactos que a população de Itaperuna sofre com o intenso tráfego de veículos na rodovia, que corta toda a cidade, possibilitando buscar meios para mitigação ou adaptação dessa poluição ambiental. O grupo conta com duas bolsistas, sendo uma do Curso Técnico em Química e a outra da Licenciatura em Química, que fazem a coleta periódica do ar, com equipamentos apropriados, no Centro de Itaperuna, onde o fluxo de veículos é mais intenso. Segundo Murilo, esse é um trabalho inédito em Itaperuna, onde nunca havia sido feita esse tipo de medição no ar atmosférico.

Laboratório para pesquisas

Os equipamentos e insumos adquiridos por meio do programa serão usados no Laboratório de Análises Químicas e Agroambientais (Laqua) do campus, que fica localizado no Parque Acadêmico Industrial. Além da estação meteorológica, o planejamento elaborado pelo professor Murilo prevê a compra de reagentes químicos, tubos de ensaio e bombas de amostragem. Até o momento, o projeto contava apenas com recursos do IFF para o pagamento de bolsistas, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic).

O Auxílio à Pesquisa (APQ1) em ICTs sediadas no Estado do Rio de Janeiro é uma modalidade do Programa Básico da Faperj que se destina a apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa individuais, conduzidos por pesquisadores com grau de doutor ou equivalente vinculados a Instituições de Ensino e Pesquisa do Rio. O prazo de duração, a partir da liberação do recurso, é de dois anos.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais parcialmente suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.