CAMPUS ITAPERUNA

Educação e Tecnologia

Pós-Graduação em Docência no Século 21 realiza aula inaugural no IFF Itaperuna

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 22/05/2019 11h18, última modificação 22/05/2019 11h21
Alunos, professores, gestores e convidados participaram de palestra sobre o uso de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem com a professora Silvane Gomes, da UFV
Aula inaugural da pós-graduação no IFF Itaperuna

A aula inaugural contou com palestra sobre o uso das tecnologias digitais na Educação

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna realizou, nesta terça-feira (21/05), a aula inaugural de sua primeira turma de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência no Século 21: Educação e Tecnologias Digitais. O evento — que teve como ponto alto uma palestra sobre o uso de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, ministrada pela professora Silvane Gomes, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) — contou com a presença dos alunos e professores da pós, além de estudantes dos cursos de graduação do campus, gestores do IFF e convidados.

"Ser professor no Século 21 é ter que querer mudar seu próprio processo de ensino, pois a forma de aprender mudou. Essa é uma geração de alunos inquietos, que gostam de desafios. Os professores precisam mudar sua forma de ensinar e nem sempre é fácil. Hoje, o conhecimento está muito acessível, a informação chega de todos os lados para o aluno. Sendo assim, em sala de aula, o professor já não é mais aquela figura detentora de todo o conhecimento, mas tem o papel fundamental de mediar tanta informação, de ser um curador desse conteúdo", ressaltou a professora Silvane, em sua apresentação.

A aula inaugural contou ainda com o reitor do IFF Itaperuna, Jefferson Manhães de Azevedo, além de pró-reitores e diretores do Instituto. Para o reitor, a oferta de um novo curso de pós-graduação gratuito em Itaperuna é motivo de orgulho para a Instituição e um privilégio para a região. O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Vicente Santos de Oliveira, lembrou que a criação da pós-graduação em Docência no Século 21, com turmas inicialmente no Campus Campos Centro, se deu a partir de um programa de doutorado sobre o uso de tecnologias na Educação, em 2008, que teve a participação de 13 servidores do IFF, por meio de parceria do Instituto com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Para a diretora-geral do IFF Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto, que também faz parte do corpo docente da pós-graduação, essa será mais uma oportunidade de o IFF Itaperuna exercer seu papel de fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão na Região Noroeste Fluminense.

"Nossa expectativa com essa pós-graduação é a maior possível. O objetivo é que os alunos possam adquirir conhecimento para ministrar aulas melhores, diferenciadas e abrangentes, ao mesmo tempo em que também queremos, nós professores do curso, sermos provocados a melhorar nossas aulas. Acredito que será um processo de troca muito rico. E a vontade é que, ao final, aprendamos todos e possamos ainda compartilhar ações e resultados com a comunidade por meio de atividades de pesquisa e extensão", disse a diretora-geral.

O curso é presencial e terá duração de pouco mais de um ano, com aulas às terças e quintas-feiras, no turno da noite, e abordará disciplinas como Cibercultura e Comunicação Mediada por Computador; Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação; Psicologia da Aprendizagem; Planejamento, Gestão e Avaliação Institucional; Métodos e Técnicas de Pesquisa; Ferramentas Computacionais; Didática do Ensino; Construção de Práticas Educativas em Ambiente Virtual de Aprendizagem; Bases Filosóficas da Educação; Tecnologias de Imersão e sua Aplicabilidade no Contexto Educacional; Direito e Cidadania no Contexto da Sociedade em Rede: seus Reflexos na Educação; Oficina de Elaboração de TCC e Seminários.