CAMPUS ITAPERUNA

Prazo para submissão de trabalhos em Congresso de Interdisciplinaridade é prorrogado até 12/09

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 02/09/2021 19h01, última modificação 10/11/2021 23h28
Evento do IFF Itaperuna acontecerá pela internet, entre os dias 3 e 5 de novembro, e recebe trabalhos nas categorias de Nível Fundamental, Nível Médio e Técnico, Graduação e Pós-Graduação.
Coninf

O prazo para submissão de trabalhos no 5º Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (Coninf) do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna que terminaria nesta sexta-feira, dia 3 de setembro, foi prorrogado. Agora, estudante, pesquisadores, profissionais e professores poderão enviar seus resumos até o dia 12 de setembro, segundo retificação do edital do evento, que pode ser acessado AQUI.

O tema deste ano do Coninf é “Reinvenção em debate: a ciência e a tecnologia a favor da sociedade em tempos de mudanças”, com atividades acontecendo, pela internet, de 3 e 5 de novembro. O evento tem inscrições gratuitas e busca abrir espaço para a divulgação de trabalhos desenvolvidos em instituições de ensino da região. Haverá premiação com bolsas do CNPq para os autores das melhores pesquisas (alunos e professores da rede pública de Itaperuna).

A submissão de trabalhos é no formato de Resumos Simples, com opção de apresentação "Oral" e em "Videopôster". Podem participar estudante, pesquisadores, profissionais e professores nas seguintes categorias:

- Nível Fundamental

- Nível Médio e Técnico

- Graduação

- Pós-Graduação

Os interessados deverão o acessar o site eventos.iff.edu.br/vconinf. Primeiro, é preciso fazer o cadastro geral no site e, depois, se inscrever especificamente no Coninf. Para enviar o resumo, basta clicar em "Submissão de Trabalho", que está localizado na parte direita do cabeçalho do site, e enviar o arquivo, além de preencher informações como "título", "área temática", "tipo de apresentação", "autores" e "apresentador". A submissão do trabalho deverá ser feita uma única vez por apenas um dos autores. Cada trabalho poderá ter até seis autores.

As normas para confecção do resumo estão disponíveis no Anexo II do Edital e no site do evento. Serão aceitos trabalhos nas áreas de Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências Agrárias; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Educação e Ensino; e Linguística, Letras e Artes. A previsão é que o resultado da avaliação das submissões seja divulgado no dia 19 de outubro.

Na retificação do edital também foi definido o prazo para envio do videopôster pelos autores dos trabalhos selecionados para apresentação nessa modalidade. Será necessário enviar o material entre os dias 19 e 26 de outubro, pelo link https://forms.gle/oyoq95gFMJ53a5ZA8. No Anexo III do Edital há um tutorial com orientações para a produção do videopôster.

As inscrições para participação em palestras, mesas-redondas e demais atividades que farão parte da programação estarão abertas na página do evento entre os dias 11 de outubro e 5 de novembro. Será concedido certificado para os participantes.

Premiação

Haverá premiação com bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) para os melhores trabalhos apresentados por estudantes, além de bolsas de Apoio Técnico em Extensão no País (ATP-A) para professores. Isso porque o 5º Coninf faz parte de um projeto contemplado por chamada do CNPq/MCTI voltado a feiras de ciências e mostras científicas, que visa apoiar ações que contribuam para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país, como instrumentos de popularização da ciência.

Iniciação Científica Júnior (ICJ) - Serão concedidas até dez bolsas ICJ, no valor de R$ 100,00 mensais, por até 12 meses (fevereiro de 2022 a janeiro de 2023) para os melhores trabalhos apresentados por estudantes dos níveis Fundamental, Médio ou Técnico regularmente matriculados em escolas públicas (municipal, estadual ou federal), localizadas no município de Itaperuna.

Apoio Técnico em Extensão no País (ATP-A) - Serão premiados com bolsas ATP-A, no valor de R$ 550,00 mensais por seis meses (fevereiro a julho de 2022) até cinco professores de ensino Fundamental, Médio e Técnico de alunos premiados com bolsa ICJ. O professor desenvolverá um projeto sob a orientação de pesquisadores do IFF Itaperuna.

Serão concedidas ainda menções honrosas para os melhores trabalhos de comunicação oral e videopôster nas categorias Ensino Fundamental, Ensino Médio/Técnico, Graduação e Pós-Graduação.

Todos os detalhes sobre a premiação e as bolsas estão disponíveis no EDITAL do evento.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.