CAMPUS ITAPERUNA

Gestão

Prefeito de Itaperuna faz visita ao IFF para tratar de ações conjuntas e estudar novas parcerias

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 20/05/2021 10h40, última modificação 20/05/2021 10h48
Em conversa com a Gestão do IFF Itaperuna, foram tratados temas como incorporação de terreno anexo, oferta de cursos de capacitação, melhorias de infraestrutura e ações de combate à Covid-19.
Reunião com o prefeito de Itaperuna

O prefeito de Itaperuna, Alfredo Marques, se reuniu com gestores do IFF durante visita ao campus

O prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, fez nesta terça-feira, dia 18 de maio, uma visita ao Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, acompanhado do diretor-geral do campus, Filipe Ribeiro de Castro, entre outros gestores do Instituto e do município, para conversar sobre demandas do IFF e possibilidades de parcerias institucionais. Foram tratados temas como anexação de terreno doado pela Prefeitura, oferta de cursos de capacitação para trabalhadores da região, melhorias de infraestrutura e ações de combate à Covid-19.

“É fundamental essa proximidade entre o Campus Itaperuna e a Prefeitura. Estamos muito felizes e agradecidos pela disponibilidade do prefeito Alfredão em passar uma tarde conosco, ouvindo e se colocando como um parceiro Institucional em prol do fortalecimento da educação pública na região. Certamente poderemos colher bons frutos desse início de trabalho em conjunto”, ressaltou o diretor-geral.

Também participaram da reunião o diretor de Relações Institucionais do IFF, Fernando Ferrara; o diretor de Administração e Infraestrutura do IFF Itaperuna, Leandro Arêas; e o secretário municipal de Gabinete, Marcelo Poeys Dair.

O ponto principal da reunião foi a regularização do terreno anexo (faixa lateral e fundos), que teve a doação da Prefeitura para o Instituto aprovada em votação na Câmara dos Vereadores em 2016. O IFF apresentou uma proposta de recorte dos terrenos para anexação, conforme deliberado pelo Conselho de Campus em reunião no dia 12 de maio, com o objetivo de reduzir entraves para o melhor aproveitamento do espaço por parte do Instituto.

"Apresentamos ao prefeito um projeto de execução da Estação de Abastecimento de Água do campus, nesse terreno anexo do fundo, e destacamos muito a importância desse projeto para a comunidade estudantil. Tanto o prefeito quanto o secretário de Gabinete se mostraram muito solícitos e, nas próximas semanas, desdobraremos os encaminhamentos da reunião para a solução dessa doação dos terrenos", ressaltou o diretor-geral.

Ao longo da conversa, foram apresentados os cursos oferecidos no campus e o potencial de capacitação para os trabalhadores da região em articulação com a Prefeitura, além do guia de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Ministério da Educação.

"Apontamos diversas possibilidades de capacitação de curto prazo para os trabalhadores como estratégia de ação conjunta. Também aproveitamos para agradecer pelo serviço de limpeza e manutenção da via de acesso ao campus, feito recentemente e que é fundamental para a segurança no trânsito de veículos e pedestres", disse Filipe.

Ações de combate à pandemia

A Gestão do IFF Itaperuna colocou ainda à disposição do Município a estrutura do campus para, se houver interesse da Prefeitura, ser feita a instalação de um ponto de apoio à vacinação da população no sistema drive thru, em que não é necessário sair de dentro do veículo para receber a vacina. Esse modelo já tem sido adotado no IFF Campus Campos Centro, em Campos dos Goytacazes.

Atualmente, o IFF Itaperuna já desenvolve, com auxílio da Prefeitura, um outro projeto voltado ao combate dos efeitos da Covid-19, o "Somando Máscaras de Amor". Por meio dele, são produzidas e distribuídas máscaras de pano gratuitamente para a população, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação. Quase quatro mil unidades já foram entregues até o momento em diversos pontos da cidade.

"A presença do IFF em Itaperuna dá mais possibilidades de estudo, profissionalização e oportunidades para os jovens da nossa cidade. Itaperuna precisa de parcerias e de instituições que se somem ao trabalho da Prefeitura na criação de uma estrutura sólida de educação para todos. Nós buscamos captar essas parcerias para fortalecer a cidade de conhecimento e de novas portas para todos. Agradeço ao IFF pelo seu trabalho e parabenizo a gestão pelo papel que está desempenhando", afirmou o prefeito.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.