CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Ano Letivo de 2025

Prefeituras de Italva e Varre-Sai acertam com a gestão do IFF Itaperuna horário extra de transporte gratuito para estudantes

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Maricá publicado 07/05/2025 21h00, última modificação 13/05/2025 13h22
A partir de 12 de maio, estudantes residentes nesses municípios terão a possibilidade de retornar para casa após as aulas no fim da tarde.

Uma conquista importante para os estudantes que dependem do transporte intermunicipal gratuito para frequentar as aulas no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna. Em reuniões realizadas entre a gestão do campus e as prefeituras de Italva e Varre-Sai, ficou acertado que, a partir da próxima segunda-feira, 12 de maio, quando começa o ano letivo 2025, passará a ser disponibilizado, pelos dois municípios, um horário extra de transporte que possibilitará a volta para casa dos estudantes no fim do turno da tarde.

“Sabemos das dificuldades que muitos enfrentam diariamente, pegando ônibus público ou até mesmo carona, se expondo a riscos. Por isso, a prefeitura já está buscando meios de oferecer um transporte adequado, garantindo que esses jovens possam ir e vir com mais segurança e dignidade”, destacou o prefeito de Varre-Sai, Lauro Fabri, após reunião com o diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro, nesta quinta-feira, 8 de maio, em que ficou acertada a oferta do novo horário de transporte.

Até então, já era disponibilizado transporte escolar gratuito da Prefeitura para ida ao IFF pela manhã e para retorno a Varre-Sai no fim do turno da noite. A continuidade dessa oferta foi reafirmada durante a reunião. O horário extra acertado é voltado principalmente a estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e de outros cursos do campus com aulas no turno da tarde.

A mesma oferta foi acertada com a Prefeitura de Italva, em reunião no campus realizada na quarta-feira, 7 de maio, entre o diretor-geral, Filipe Ribeiro de Castro, e o secretário de Transporte de Italva, Leonardo Silva, com a participação dos servidores Wanderson dos Santos e Jairo Gomes, representando a Coordenação de Transporte Escolar, além de pais e responsáveis dos estudantes.