CAMPUS ITAPERUNA

Capacitação e diálogo

Pró-Reitoria de Políticas Estudantis do IFF reúne alunos e servidores dos campi do Noroeste Fluminense em evento de integração dos Napnes

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 24/07/2024 18h54, última modificação 24/07/2024 19h02
Atividades foram realizadas nesta quarta-feira, 24/07, no Campus Itaperuna, com a participação dos campi Bom Jesus, Cambuci e Pádua.
Oficina do Napne em ação

As oficinas de capacitação aconteceram no cineteatro do IFF Itaperuna

Uma tarde repleta de troca de experiências e vivências, além de muito diálogo e capacitação, reunindo estudantes, servidores técnico-administrativos e professores dos quatro campi do Instituto Federal Fluminense (IFF) localizados no Noroeste Fluminense.

Assim foi a primeira edição do “Napne em Ação”, evento realizado no Campus Itaperuna, com a participação dos campi Bom Jesus, Cambuci e Pádua, nesta quarta-feira, 24 de julho, sob organização da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis, por meio da Coordenação de Assistência Estudantil e Integração dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do IFF.

“A proposta é que o ‘Napne em Ação’ ocorra nos diversos campi do IFF, por núcleos, reunindo os coordenadores e profissionais que atuam no Napnes, estudantes atendidos e os professores”, explicou o coordenador de Integração dos Napnes e de Desenvolvimento de Políticas Estudantis da Reitoria, Lenon Araújo de Matos, acrescentando: “a ideia é ofertar atividades de formação como oficinas, palestras, mesas redondas sobre educação inclusiva e atendimento aos estudantes com necessidades específicas. Além disso, é uma oportunidade de promover o encontro e a integração dos servidores e estudantes”.

Oficinas de capacitação

O evento teve início às 13h, com uma oficina sobre material adaptado para disciplinas de Ciência da Natureza, Matemática e História e Geografia, ministrada pela professora Sirley Brandão, do Campus Campos Centro, que entregou aos coordenadores dos campi participantes um kit de livros do "Projeto  Confecção e Adaptação de material acessível para estudantes deficientes visuais". Esse material será distribuído para todos os campi do IFF e demais institutos da Rede Federal, segundo Lenon Araújo.

O professor Carlos Henrique Nascimento de Cristo Junior, do Campus Avançado Cambuci, também participou da capacitação, apresentando a utilização do xadrez com estratégia de ensino para pessoas com deficiência.

Houve ainda uma oficina para os estudantes com o tema "Planejamento Eficiente: Estudando com estratégias", ministrada pela professora e psicopedagoga Valquíria Oscar Teixeira.

A pró-reitora de Políticas Estudantis do IFF,  Márcia Chrysóstomo, ressaltou a importância de o Instituto promover a formação e capacitação continuada dos profissionais que atuam com os estudantes com necessidades específicas. E destacou que “a integração entre servidores e estudantes dos diversos campi é muito importante, reforçando o sentimento de pertencimento em nossa instituição”. Márcia agradeceu ainda o empenho dos campi participantes na ação.

Os estudantes também fizeram parte da programação desta quarta-feira. Eles tiveram um momento de interação durante a apresentação do projeto Skate 4 Us, com participação de alunos do Campus Campos Centro e sob idealização e coordenação de Carolinne de Souza Bichara Batista. O “Napne em Ação” foi finalizado com um momento de confraternização e lanche oferecido pelo Campus Itaperuna.

Ainda durante a tarde de atividades de integração entre os campi, a coordenação de Nutrição e a Coordenação de Cultura e Diversidade e de Esporte do IFF também se reuniram com os profissionais participantes para discutirem e planejarem as próximas ações.