CAMPUS ITAPERUNA

Ensino Remoto

Professores do IFF Itaperuna podem se inscrever para Ciclo de Debates que acontecerá de 15 a 18/09

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 11/09/2020 13h33, última modificação 15/09/2020 16h46
Programação inclui três mesas-redondas e uma oficina, com temas relacionados ao uso de diferentes tecnologias para realização de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs)

Estão abertas as inscrições para o "Ciclo de Debates: Experiências educacionais em tempos de pandemia", evento voltado a professores do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna e que está sendo organizado pela Direção de Ensino e Aprendizagem. A programação inclui três mesas-redondas e uma oficina, com temas relacionados ao uso de diferentes tecnologias para realização de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs).

Para se inscrever no evento, os professores do campus devem preencher o formulário disponível no site https://eventos.iff.edu.br/ciclodedebatesiffitaperuna. Em seguida, é preciso ir até a parte "Programação" no site do evento e clicar em "Participar" em cada uma das atividades de interesse.

O ciclo de debates acontecerá sempre no turno da tarde, por meio da plataforma Google Meet, podendo ser acessado no link de cada atividade no horário agendado:

15 de setembro, das 16h às 18h - Mesa-redonda 1: "Experiências educacionais na pandemia: os desafios da integração (Relatos dos cursos 40ENEM, TMJ Linguagens e Ciências & Humanas & Sociais)"
Mesa-redonda com foco nos relatos de experiências dos cursos oferecidos durante a pandemia. Serão pontuadas questões como: desafios da integração, engajamento, tipos de atividades remotas, entre outras. Ministrante: Prof. Bruno Jardim, Prof.ª Giselda Bandoli e Prof. Filipe Garcia.

16 de setembro, das 15h às 16h30 - Oficina: "Metodologias ativas de aprendizagem e metodologias avaliativas para tempos de pandemia"
Oficina com foco na abordagem dos diferentes tipos de atividades avaliativas que podem ser adotadas no ensino remoto. Pretende-se orientar como as metodologias ativas podem contribuir para elaboração de métodos de ensino e de avaliação estimuladores do protagonismo discente. Ministrante: Prof.ª Joane Marieli Pereira Caetano (UEMG/UENF).

17 de setembro, das 15h às 17h - Mesa-redonda 2: "Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Moodle e Google Classroom em foco"
Mesa-redonda com foco em relatos de experiência sobre o uso do Moodle e do Google Classroom. Serão abordadas questões práticas relativas ao ensino e à aprendizagem a partir das duas plataformas. Ministrante: Prof. Luiz Cláudio Tavares da Silva, Prof. Odair Pinheiro da Silva, Prof. Orlando Pereira Afonso Junior, Prof. Raphael de Mello Veloso

18 de setembro, das 15h às 17h - Mesa-redonda 3: "O uso de podcasts e das redes sociais como estratégia de ensino e aprendizagem"
Mesa-redonda com foco em relatos de experiência sobre o uso de podcasts e das redes sociais como atividades de ensino. Serão discutidas desde dicas práticas para a produção de material didático em rede, como questões relacionadas à participação e engajamento discente. Ministrante: Prof. Bruno de Castro Jardim, Prof. Francisco Alves de Freitas Neto, Prof. Tarcisio Barroso Marques, Prof. Leandro da Silva Foly, Prof. Flavio Oliveira de Sousa, Prof. Fabiana Castro Carvalho de Barros, Prof. Rodrigo da Silva Martins

O Ciclo de Debates faz parte do processo de capacitação dos docentes para o retorno do calendário letivo do IFF Itaperuna, que está previsto para 21 de setembro, com uma Semana de Acolhimento dos estudantes. A data foi definida como base de planejamento pela Direção de Ensino e Aprendizagem após uma série de reuniões, nas últimas semanas, com servidores e representações estudantis. O novo calendário letivo será oficializado após aprovação pelo Conselho de Campus, que tem reunião prevista para ocorrer em 17 de setembro.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 98810-7097 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.