Notícias
Programa de qualidade de vida em Itaperuna
Na busca da consolidação da política de saúde para o servidor público e atendendo as orientações dos Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão, Previdência e Benefícios do Servidor – DESAP, o Campus Itaperuna iniciou o Programa de Qualidade de Vida.
O Programa tem o objetivo de contribuir para que se fomente no IF Fluminense campus Itaperuna, a melhoria da qualidade de vida e valorização do servidor público. E proporcionar aos servidores exercícios de descontração muscular e relaxamento para uma melhor utilização de sua capacidade funcional, diminuir a fadiga e prevenir as enfermidades profissionais e crônicas através da Ginástica Laboral.
A Ginástica Laboral é utilizada como importante ferramenta dentro do conjunto de medidas que visam prevenir o aparecimento de lesões musculares ligadas às atividades dentro do ambiente de trabalho (L.E.R ou D.O.R.T), tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador, visando um pacote de bem estar: físico, psicológico e social para o mesmo, motivo pelo qual essa atividade física é estimulada e implementada por diversas organizações,
Praticada pelos servidores durante o horário do expediente, as atividades da Ginástica laboral e as atividades físicas com auxilio de equipamentos diversos estão sendo realizadas de segunda à sexta-feira, pela manhã e tarde. Sendo que a Ginástica Laboral é praticada em intervalos de 15 minutos, durante a jornada de trabalho do turno da manhã e da tarde. Já as atividades físicas com auxílio de equipamentos diversos são executadas fora da jornada de trabalho conforme interesse do servidor.
O Programa tem a direção da Assistente Social, Coordenadora de Gestão de Pessoas e Mestre em Ciência da Saúde e do Ambiente, Eloisa Rodrigues dos Santos. Sendo também orientada pelo Médico, Rodrigo Aires de Morais, e pelo Professor de Educação Física - Pós Graduado em Fisiologia de Exercício e em Treinamento Desportivo - Ação Ginástica Laboral, Wallace Barbosa dos Santos.