CAMPUS ITAPERUNA

Projeto CLEAN UP! envolve alunos e servidores na preservação do ambiente escolar

por admin publicado 16/07/2013 16h25, última modificação 18/12/2017 13h18
Comunidade interna desenvolve em conjunto projeto para conscientização sobre a importância da conservação do espaço escolar

Com base na filosofia japonesa do “5S”, que busca promover, através da consciência e responsabilidade de todos, disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho, no caso, escolar, foi criado o Projeto “CLEAN UP – Conscientização e Limpeza do Espaço Acadêmico Norteadas pela União de Propósitos” em que os alunos deverão criar propostas executáveis que contribuam para a melhoria da organização e preservação do ambiente escolar. O resultado das propostas vencedoras será anunciado no dia 02 de agosto de 2013, às 12h, no Hall do Bloco de Ensino do campus.

Essa filosofia consiste em cinco etapas de implantação em que cada “S” representa um senso que pode ser desenvolvido, ensinado e praticado para o crescimento humano e profissional: senso de utilização, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina.

A partir da proposta lançada pela Direção Geral do campus, um grupo de alunos se organizou, entrou em contato com o Grêmio Estudantil e idealizou o projeto, participando desde a elaboração do edital até a etapa final.

“Um projeto como este beneficiará a escola em diversos aspectos”, avalia a aluna Thamara Meireles, uma das representantes dos alunos no projeto. “De início, teremos a oportunidade de conscientizar os alunos em relação à limpeza do nosso espaço escolar, local onde a maioria alunos passa grande parte do dia, estudando, trabalhando nas bolsas disponibilizadas pela instituição, frequentando monitorias, clubes de atividades desenvolvidos pelos alunos ou até mesmo apenas em grupos de estudos. Por isso é necessário que este ambiente seja confortável e agradável e isso só é possível com a ação de todos os que frequentam esse espaço”, comenta.

Serão vencedoras as propostas que melhor se enquadrarem nos critérios dos 5S e que apresentarem viabilidade de implantação nos ambientes acadêmicos como salas de aula, biblioteca, micródromo, laboratórios, refeitório, academia, banheiros, hall, corredores, áreas livres e imediações do campus.

Para Maycon Pires Rodrigues, representante dos servidores, a cidadania é a principal mensagem que espera ser propagada pelo projeto. “A responsabilidade que estamos atribuindo aos alunos nesse projeto reflete uma responsabilidade nossa de educá-los enquanto cidadãos”, avalia.

Como estímulo à participação, o(s) grupo(s) vencedor(es) terão a oportunidade de visitar a XVI Bienal do Livro no Rio de Janeiro (RJ) no dia 31 de agosto.

Acesse AQUI  o Edital do Projeto Clean Up

Acesse AQUI a ficha de inscrição