CAMPUS ITAPERUNA

Extensão

Projeto de iniciação tecnológica do IFF Itaperuna recebe kits de robótica para ações de extensão

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 26/11/2021 17h55, última modificação 26/11/2021 18h38
Material será usado pelo projeto 'Maleta de Ferramentas 4.0', que oferta aulas de programação, realidade virtual, robótica e empreendedorismo para alunos do Ensino Fundamental.
O bolsista Abel Lucas experimentando os novos equipamentos do projeto

Projeto de iniciação tecnológica desenvolvido no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, o "Maleta de Ferramentas 4.0" está com novos recursos para aprimorar as aulas ministradas gratuitamente a estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas de Itaperuna e outros municípios da região: kits de robótica e, em breve, novos notebooks passam a fazer parte das experiências práticas do curso de extensão "Arrumando as Malas: uma introdução aos conceitos da Economia 4.0", que teve início em junho deste ano e já está em sua segunda turma.

Ao todo, são cinco kits completos de robótica educacional — totalizando mais de 2,5 mil peças — com blocos coloridos de montar, hardware simplificado e uma linguagem de codificação intuitiva de arrastar e soltar baseada no programa Scratch, que estimulam os alunos por meio da aprendizagem lúdica. Os equipamentos e o pagamento dos bolsistas do projeto são financiados com recursos adquiridos por meio do edital de apoio à Iniciação Tecnológica com foco na Economia 4.0, do Programa Novos Caminhos, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Por enquanto, as aulas estão ocorrendo de forma remota, com encontros ao vivo pela internet. Segundo o coordenador do projeto, o professor da área de Informática do IFF Itaperuna, Orlando Junior, a ideia é oferecer os próximos módulos, no ano que vem, de forma presencial, se autorizado no plano de retorno gradual e seguro das Atividades Pedagógicas Presenciais (APP) do Instituto.

"As aulas abordam conceitos gerais da Economia 4.0, em que os alunos aprendem sobre negócios e empreendedorismo, pensamento computacional — incluindo estrutura de programação e algoritmo —, robótica, realidade aumentada e realidade virtual. Com as aulas ainda no formato remoto, nossos bolsistas usarão os novos kits de robótica para fazerem vídeos, que serão aproveitados nas aulas para exemplificar os conceitos abordados", explica o coordenador.

Formação ampliada

Bolsista do "Maleta de Ferramentas 4.0", o estudante do Curso Superior de Sistemas de Informação do IFF Itaperuna, Abel Lucas, conta que a experiência adquirida no projeto tem sido fundamental em sua formação.

"Tem sido incrível. Estou podendo vivenciar um pouco a vida de professor e ter experiências importantes de trabalho em equipe, respeito ao outro e divisão de tarefas, além de poder ajudar na formação desses alunos do Ensino Fundamental. Ver esses kits que chegaram para ajudar no trabalho e poder começar a experimentar nos deixou muito felizes. A ansiedade agora é para ver os alunos usando os kits presencialmente, com brilho no olho ao ter contato com esse material", conta Abel.

Na primeira turma, o projeto abriu 40 vagas para estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental de escolas de toda a região. Nesta segunda turma, foram 80 vagas ofertadas. Além de professores do IFF Itaperuna e dos bolsistas, o "Maleta de Ferramentas 4.0" conta também com a colaboração do multiplicador Eduardo Teles Pontes, da Secretaria de Educação de Natividade.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site do "Maleta de Ferramentas 4.0", AQUI.

O IFF Itaperuna continua com suas atividades presenciais parcialmente suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.