CAMPUS ITAPERUNA

Projeto do campus Itaperuna na X SNCT

por admin publicado 23/10/2013 11h06, última modificação 18/12/2017 13h18
Projeto do campus Itaperuna foi aprovado pela Setec/Mec para participar do estande da Rede Federal durante a X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, de 21 a 27/10.

O espaço do Instituto Federal Fluminense (IFF), dentro do estande da Rede Federal na X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, apresenta, neste ano, o projeto de extensão do campus Itaperuna “Clube de Robótica Educacional e Eletrônica Aplicada”, coordenado pelo professor Orlando Pereira Afonso Junior e desenvolvido com a participação dos bolsistas Otho Neto, aluno do curso Superior em Sistemas de Informação e ex-aluno do Técnico em Informática; e Davi Bastos, aluno do Técnico em Eletrotécnica.

O trabalho tem como objetivo incentivar o estudo na área de eletrônica e programação, mostrando a aplicação em robôs controlados pelo micro controlador Arduíno. O professor explica que, através da eletrônica e da programação, é possível efetuar diversas funções para ajudar nas ações cotidianas ou até mesmo a utilização por empresas que visam maior eficiência em determinadas áreas.

“Trouxemos alguns componentes (protoboard), juntamente com os Arduínos do laboratório, para demonstrar como funciona o Arduíno, um dos principais micro controladores que dão base para as criações da Robótica”, explica Orlando.

O grupo fará duas demonstrações: um carrinho construído pelos bolsistas, que se desvia de obstáculos quando o sensor percebe a presença dos mesmos; e um robô construído externamente de palitos de picolé, tendo o Arduíno dentro da estrutura, junto com um módulo bluetooth, que possibilita que o robô possa ser controlado através de um aplicativo desenvolvido pelos bolsistas.

Robo Itaperuna SNCT         Robo Itaperuna SNCT (2)

Como o Clube iniciou as atividades há apenas quatro meses, a aprovação para participar do evento foi uma surpresa, entretanto, as expectativas são grandes. “Pretendemos divulgar nosso projeto que começou por diversão e que, agora, está sendo valorizado, as pessoas enxergam futuro nas nossas ações, o que é empolgante. Além disso, participar da Semana trará prestígio para o Clube, para o campus e para o IFF”, diz Davi.

Otho já pensa no futuro e nas possibilidades de emprego. “A automação residencial é uma área que está em expansão, você pode controlar sua casa inteira do seu celular, o que gera um campo de serviço muito grande”, afirma.

Para o coordenador do projeto, a escolha para representar o IFF é uma tarefa de muita responsabilidade. “Ao mesmo tempo nos sentimos honrados por participar do evento e mostrar para o Brasil um pouco do nosso trabalho. Como a Semana reúne vários Institutos, a ocasião é ideal para fazer contatos e trocar experiências. Voltaremos para nosso campus com muito mais motivação pra desenvolver outros projetos, visando competir em Olímpiadas de Robóticas e Mostras Nacionais, bem como difundir o conhecimento da Lógica de Programação e Robótica para nossa comunidade escolar e, também, escolas das esferas estaduais e municipais, dando a todos a oportunidade de ter acesso a esta tecnologia que tanto se propaga nos dias de hoje”, finaliza Orlando.

Saiba Mais: Na feira, a Rede Federal conta com um estande com espaço total de 623 m². Durante os sete dias da programação, serão expostos 39 projetos de 19 Institutos Federais. Veja Mais AQUI.

Projeto de Itaperuna na SNCT (grupo)