CAMPUS ITAPERUNA

Ano Letivo de 2023

Publicado edital da seleção para bolsas da Assistência Estudantil nos campi Itaperuna e Pádua

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 25/10/2022 11h00, última modificação 18/11/2022 13h47
Processo Seletivo é voltado a alunos dos cursos técnicos e superiores e selecionará bolsistas nas modalidades de Permanência, Moradia, Transporte, Alimentação e Necessidades Educacionais Específicas.
Assistência Estudantil

Os campi Itaperuna e Santo Antônio de Pádua, do Instituto Federal Fluminense (IFF), divulgaram um edital conjunto de Processo Seletivo para Bolsa Permanência, Bolsa de Educação para Necessidades Educacionais Específicas e Auxílios nas modalidades Moradia, Transporte e Alimentação, a serem concedidas no ano letivo de 2023.

Podem se candidatar estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos e superiores dos campi Itaperuna e Pádua, que tenham renda bruta familiar per capita que não seja superior a 1,5 (um e meio) salário mínimo, entre outros requisitos listados no edital.

A inscrição e entrega dos documentos pelos alunos já matriculados será feita de 25 de novembro a 14 de dezembro de 2022, enquanto os ingressantes em 2023 terão prazo de 15 de março a 3 de abril de 2023 (Campus Pádua) e de 19 de abril a 8 de maio (Campus Itaperuna) para participarem da seleção.

Segundo a assistente social do IFF Itaperuna, Renata Nascimento, é importante que os estudantes leiam o edital com atenção e separem os documentos solicitados o quanto antes, para não perderem o prazo. Haverá reuniões presenciais nos dois campi para esclarecimentos, bem como encontros com as assistentes sociais para conferência dos documentos, antes da abertura do prazo de envio. As datas são:

Reunião Geral para esclarecimento de dúvidas sobre o Sistema de Inscrição

• Alunos já matriculados: 7 de novembro de 2022, às 12h30 e às 18h;
  • Alunos ingressantes em 2023: 11 de abril de 2023 (segunda-feira), às 12h30 e às 18h00.

Santo Antônio de Pádua

• Alunos já matriculados: 9 de novembro de 2022 (quarta-feira), às 15h e às 18h;
  • Alunos ingressantes em 2023: 28 de fevereiro de 2023 (terça-feira), às 15h e às 18h.

Haverá transmissão online para os alunos da Unidade de Formação de Cordeiro.

Reunião Geral para esclarecimento de dúvidas sobre a lista de documentos

Itaperuna

• Alunos já matriculados: 8 de novembro de 2022 (segunda-feira), às 12h30 e às 18h;
  • Alunos ingressantes em 2023: 13 de abril de 2023 (quinta-feira), às 12h30 e às 18h.

Santo Antônio de Pádua

• Alunos já matriculados: 10 de novembro de 2022 (quinta-feira), às 15h e às 18h;
  • Alunos ingressantes em 2023: 2 de março de 2023 (quinta-feira), às 15h e às 18h.

Haverá transmissão online para os alunos da Unidade de Formação de Cordeiro.

Conferência coletiva de documentos - apoio e esclarecimento de dúvidas

Itaperuna

• Alunos já matriculados: 21 de novembro de 2022 (segunda-feira), às 12h30 e às 18h;
  • Alunos ingressantes em 2023: 17 de abril de 2023 (quinta-feira), às 12h30 e às 18h.

Santo Antônio de Pádua

• Alunos já matriculados: 24 de novembro de 2022 (quinta-feira), às 15h e às 18h;
  • Alunos ingressantes em 2023: 9 de março de 2023 (quinta-feira), às 15h e às 18h.

Haverá transmissão online para os alunos da Unidade de Formação de Cordeiro.

O Processo Seletivo será voltado à concessão de bolsas nas seguintes modalidades:

Bolsa Permanência IFF: É um subsídio financeiro mensal no valor de R$ 400,00
fornecido aos estudantes regularmente matriculados no IFF em cursos presenciais de nível médio e superior.

Bolsa ENEE: Concessão de auxílio financeiro no valor mensal de R$ 400,00 para estudantes com necessidades educacionais específicas. A bolsa ENEE objetiva viabilizar, dentre outros, recursos ou materiais específicos, a aquisição de tecnologias assistivas aos estudantes
do IFF atendidos pelo NAPNE, que se encontrem no perfil das ações de Assistência Estudantil estabelecido pelo PNAES.

Auxílio Transporte: O auxílio transporte é um subsídio financeiro repassado aos estudantes que tenham dificuldades para se deslocar no percurso residência/instituição de ensino/residência, diário ou semanal, e não tenham acesso à gratuidade do passe escolar inclusive na sua totalidade.

Auxílio Moradia: O auxílio moradia é um serviço de Assistência Estudantil que compreende a concessão de repasse financeiro ou habitação em moradia estudantil aos estudantes matriculados em cursos regulares presenciais do IFF.

Auxílio Alimentação (Somente para o Campus Pádua): O auxílio alimentação compreende a concessão de refeição/alimentação no refeitório do campus até três dias na semana, podendo ser requisitado até cinco dias na semana quando houver atividades acadêmicas no campus.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato pelo e-mail assistenciaestudantil.itaperuna@iff.edu.br (Itaperuna) e assistencia.estudantil.padua@iff.edu.br (Pádua).

Todos os detalhes da seleção, incluindo os requisitos de cada bolsa, o cronograma da seleção, as etapas da seleção e o passo a passo para as inscrições estão disponíveis no edital, que pode ser acessado AQUI.