CAMPUS ITAPERUNA

Publicado edital de seleção para bolsas da Assistência Estudantil do IFF Itaperuna

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 19/03/2024 10h54, última modificação 19/03/2024 11h01
Processo Seletivo é voltado a alunos dos cursos técnicos e superiores e selecionará bolsistas nas modalidades de Permanência, Moradia, Transporte e Necessidades Específicas.
Assistência Estudantil do IFF Itaperuna

As inscrições dos candidatos serão realizadas em abril

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna publicou o edital do Processo Seletivo da Assistência Estudantil 2024, que prevê o preenchimento de 128 vagas nas modalidades de Bolsa Permanência IFF (40 vagas), Bolsa de Educação para Necessidades Educacionais Específicas (3) e Auxílios nas modalidades Moradia (25) e Transporte (60).

Podem se candidatar estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos e superiores do campus, que tenham prioritariamente renda bruta familiar per capita de até a 1,5 (um e meio) salário mínimo, entre outros requisitos listados no EDITAL DGCITAPER/IFFLU N° 11, DE 16 DE MARÇO DE 2024.

A inscrição e entrega dos documentos pelos alunos deverá ser feita de 1º a 12 de abril de 2024, no Protocolo (Recepção) do IFF Itaperuna, das 7h às 19h. O candidato deverá anexar todos os documentos comprobatórios exigidos (Anexo IX do edital), e entregar em envelope lacrado constando os seguintes dados: Programa de Assistência Estudantil – 2024, nome completo, curso, turno e ano/módulo.

É fundamental que os interessados leiam o edital com atenção e separem os documentos solicitados o quanto antes, para não perderem o prazo. Haverá reuniões presenciais para esclarecimentos, bem como encontros com as assistentes sociais para conferência dos documentos, antes da abertura do prazo de envio. As datas são:

Dia 28 de março: Reunião Geral Presencial (não obrigatória) sobre inscrição e documentação necessária (alunos e/ou pais), às 12h30 e às 18h30 (a escolha do participante), no Cineteatro;

Dia 9 de abril: Reunião Geral Presencial (não obrigatória) para aqueles que queiram esclarecer dúvidas (alunos e/ou pais), às 12h30 e às 18h30 (a escolha do participante), no Cineteatro.

O Processo Seletivo será voltado à concessão de bolsas nas seguintes modalidades:

Bolsa Permanência IFF: É um subsídio financeiro mensal no valor de R$ 400,00 fornecido aos estudantes regularmente matriculados no IFF em cursos presenciais de nível médio e superior.

Bolsa ENEE: Concessão de auxílio financeiro no valor mensal de R$ 400,00 para estudantes com necessidades específicas. A bolsa ENEE objetiva viabilizar, dentre outros, recursos ou materiais específicos, a aquisição de tecnologias assistivas aos estudantes do IFF atendidos pelo NAPNE, que se encontrem no perfil das ações de Assistência Estudantil estabelecido pelo PNAES.

Auxílio Transporte: O auxílio transporte é um subsídio financeiro, de R$ 100,00 a R$ 350,00, repassado aos estudantes que tenham dificuldades para se deslocar no percurso residência/instituição de ensino/residência, diário ou semanal, e não tenham acesso à gratuidade do passe escolar inclusive na sua totalidade.

Auxílio Moradia: O auxílio moradia é um serviço de Assistência Estudantil que compreende a concessão de repasse financeiro de R$ 300,00 para estudantes de outros municípios que necessitem residir em Itaperuna.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato pelo e-mail assistenciaestudantil.itaperuna@iff.edu.br.

Todos os detalhes da seleção, incluindo os requisitos de cada bolsa, o cronograma da seleção, as etapas da seleção e o passo a passo para as inscrições estão disponíveis no edital, que pode ser acessado AQUI