CAMPUS ITAPERUNA

Reditec: campus tem experiência exitosa

por Ascom Itaperuna publicado 20/10/2015 23h00, última modificação 29/03/2016 20h18
Projeto de Gestão desenvolvido em Itaperuna foi escolhido para ser apresentado a gestores de institutos de Educação, Ciência e Tecnologia como exemplo na Rede Federal.
Reditec 2015

O pró-reitor Maycon Pires e a diretora geral do campus Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto

O IFFluminense Itaperuna marcou presença, nesta quarta-feira (21/10), na XXXIX Reunião de Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), com o  trabalho "Equipe Q: o estímulo à participação coletiva na busca da gestão pela qualidade total" sendo apresentado como experiência exitosa na área de Gestão para a rede federal. O evento reúne cerca de 800 reitores, pró-reitores e diretores gerais, em Fortaleza (CE), até a próxima sexta-feira (23/10).

A apresentação foi feita pelo pró-reitor de Desenvolvimento da Convivência Humana do IFFluminense, Maycon Pires Rodrigues, que foi um dos integrantes do projeto no período em que esteve à frente da Coordenação de Gestão de Pessoas do campus. Responsável pela idealização e implantação do projeto de gestão pela qualidade total em Itaperuna, a diretora geral do campus, Michelle Maria Freitas Neto, ressaltou que ter um trabalho desenvolvido no IFFluminense sendo escolhido para ser apresentado como exemplo para toda a rede é muito positivo.

"Estamos muito felizes em poder compartilhar com os colegas da rede federal uma experiência praticada em Itaperuna. Aqui na Reditec, somos instigados aos desafios para o futuro e, sem dúvida, a participação coletiva, como a que prevê a Equipe Q, faz a diferença. Logo após a apresentação aqui na Reditec, gestores de outros institutos já vieram nos procurar, interessados em replicar o projeto em seus campi", ressaltou a diretora geral, logo após a apresentação.

O trabalho "Equipe Q: o estímulo à participação coletiva na busca da gestão pela qualidade total", do campus Itaperuna, foi um dos 98 projetos inscritos por instituições federais de todo o país na Reditec deste ano. A Comissão Temática e Científica do evento selecionou 16 deles como experiências exitosas, sendo quatro para cada eixo temático (gestão, ensino, extensão e pesquisa). As experiências exitosas são as boas práticas que cada Instituto Federal desenvolve para gerir a Educação Profissional e Tecnológica. Este ano, a Reditec terá como temática principal "A Expansão da Rede de Educação Profissional e Tecnológica Alinhada ao Plano Nacional de Educação (PNE) 2014/2024".

O que é o projeto
A gestão do campus Itaperuna deu início, em novembro de 2012, a uma série de ações para implantação da Gestão da Qualidade. A primeira delas foi a criação da "Equipe Q", um grupo formado por servidores de diferentes áreas, com a missão de orientar os demais profissionais do campus na elaboração de registros de atividades desenvolvidas em cada um dos setores, por meio de fluxogramas. No fim de 2013, uma segunda etapa do projeto teve início com o “Dia Q”, que ficou conhecido como o dia em que o IFFluminense Itaperuna parou para falar de qualidade, incluindo a coleta de sugestões e críticas de alunos e servidores.

A gestão usou, então, esses apontamentos para executar diversas ações ao longo do primeiro semestre de 2014 e, em agosto do mesmo ano, instalou um painel de prestação de contas. Com esse primeiro painel sendo bem recebido, foi criado um outro, também voltado para a transparência, em que todos puderam visualizar, por meio de infográficos, dados sobre os pregões, gastos com assistência, criação de novos cursos e investimentos. Além disso, passaram a ser realizadas sessões presenciais de prestação de contas com alunos e servidores.

A Reditec é um encontro anual promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A organização da edição de 2015 da Reditec é do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicado originalmente em 21/10/2015)

registrado em: , ,