CAMPUS ITAPERUNA

Inovação

Rio Innovation Week: servidor do IFF Itaperuna apresenta projeto de Inteligência Artificial especializado em Propriedade Intelectual

por Comunicação do Campus Itaperuna publicado 16/08/2024 18h51, última modificação 16/08/2024 18h55
Ferramenta está em fase de testes e poderá ser usada gratuitamente para auxiliar interessados em fazer registros de marcas e patentes.
Apresentação de projeto do IFF Itaperua

Pablo Boechat e a pró-reitora de Pesquisa Pos-Graduação, Inovação e Extensão do IFF, Simone Vasconcelos

Os visitantes que estiveram no estande do Instituto Federal Fluminense (IFF) na Rio Innovation Week, conferência global de tecnologia e inovação, nesta quinta-feira (15/08) puderam conhecer de perto um trabalho que vem sendo desenvolvido por um servidor do Campus Itaperuna, com o objetivo de criar e colocar em operação um agente de Inteligência Artificial (IA) especializado em propriedade intelectual. A ideia do projeto é oferecer suporte aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de universidades e institutos federais de todo o país.

Pablo Boechat Coelho, que também atua como coordenador do Nucleo de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, além de ser mestrando em Propriedade Intelectual do IFF (PROFNIT), apresentou, no evento, a ferramenta que já está funcionando em fase de testes, com previsão de liberação para uso a partir do mês que vem.

Sistema usa plataforma gratuita

O sistema desenvolvido pelo servidor é um agente de IA, especificamente um GPT personalizado, que poderá ser usado gratuitamente por instituições públicas, dando respostas a dúvidas e fornecendo orientações detalhadas sobre projetos de inovação, registro de software e redação de patentes, a partir da plataforma da OpenAI.

Segundo Pablo, estar presente no Rio Innovation Week enriqueceu ainda mais o trabalho, possibilitando uma grande troca de experiências, o que é essencial no processo de desenvolvimento em que a ferramenta se encontra.

“Quando assumi o Núcleo de Inovação Tecnológica do IFF, identifiquei a necessidade urgente de me especializar em propriedade intelectual para conseguir auxiliar nossa comunidade interna, especialmente, nossos pesquisadores. A partir daí, surgiu a ideia de utilizar a Inteligência Artificial para acelerar esse processo e fornecer informações mais precisas, auxiliando nos processos de registro junto ao INPI”, explica o coordenador.

Ferramenta poderá agilizar processos

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão do IFF, Simone Vasconcelos, que é também orientadora do projeto, explica que a ferramenta é essencial para a produtividade de um Núcleo de Inovação Tecnológica e que terá um futuro bastante promissor, sendo um divisor de águas para o registro de produtos e marcas, não só no IFF como em instituições parceiras.

“A implantação dessa Inteligência artificial será um grande facilitador, pois observamos que muitas pessoas têm dificuldade em saber como fazer registros e patentes, por exemplo. São processos lentos pela quantidade de documentos exigidos e demora até a pessoa ter domínio das etapas que precisa executar. Com essa ferramenta usando IA, o tempo gasto poderá ser muito mais curto, além de facilitar o aprendizado e inserção nessa era da inovação”, destaca a pró-reitora.

Entre as funcionalidades principais da ferramenta estão:

1. Respostas a dúvidas, com o sistema sendo treinado para responder perguntas frequentes e complexas relacionadas a processos de inovação, registro de software e redação de patentes;

2. Orientações detalhadas, fornecendo orientações passo a passo para procedimentos administrativos e legais, ajudando os membros dos NITs a seguir os processos corretos;

3. Redação automática, com capacidade de redigir automaticamente pedidos de patente a partir dos dados fornecidos pelos usuários durante a conversa;

4. Interface conversacional, com interação com os usuários por meio de uma interface de chat.

A Rio Innovation Week está acontecendo no Píer Mauá, na capital fluminense, até sexta-feira, 16 de agosto. O estande do IFF no evento traz projetos do Polo de Inovação e da Pesquisa, Extensão e Pós-graduação do Instituto, que foram apresentados por estudantes e servidores. Também integrou a programação da conferência o Campeonato de Robótica - conhecido como Batalha de Robôs -, com a participação de equipes de Robótica de vários campi do IFF.