CAMPUS ITAPERUNA

Seleção do IFF nos Jogos das Instituições Federais tem dez estudantes-atletas do Campus Itaperuna

por admin publicado 28/08/2023 13h37, última modificação 26/10/2023 14h49
A competição, que terá início nesta segunda-feira, 28 de agosto, seguindo até 1º de setembro, é classificatória para os Jogos Nacionais, o evento esportivo mais importante da Rede Federal.
64ec6c6b c438 4e8a 86da af6dad787ae9

Os Jogos das Instituições Federais (JIF) - Etapa Sudeste começam nesta segunda-feira, 28 de agosto, em Guarapari (ES), com o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna presente! São dez estudantes-atletas do campus compondo a seleção do IFF nas modalidades de futsal feminino, natação e atletismo da competição, que terá dispostas até a próxima sexta-feira, 1º de setembro, reunindo 1.500 participantes.

Ouro no JINIFF 2023, os Jogos Intercampi do IFF, a equipe de futsal feminino de Itaperuna chega ao JIF com as alunas Ester Rodrigues, Maristher Braga, Camilly Vitória, Luna Rodrigues, Maria Vitória, Fabiana Terra e Ana Luiza Corrêa em busca do título inédito para o campus.

Na natação, os convocados são os também campeões do JINIFF 2023 Arthur Canazarro, que disputará as provas de 50m livre, 4x50m livre e 4x50m medley, e Hortência Mendonça, confirmada nos 50m livre, 4x50m livre, 100m livre e 4x50m medley, enquanto no atletismo, o IFF Itaperuna será representado por Gabriel Basílio, que disputará medalhas no arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco.

O campus estará presente ainda na comissão técnica, com o professor de Educação Física Rodrigo Martins à frente do futsal, após a conquista do título nos Jogos Intercampi.

"Os dez atletas do Campus Itaperuna estão bem preparados e muito motivados para darem seu melhor no JIF Sudeste, mas além da competição, será uma experiência única que poderão compartilhar com os amigos quando retornarem. Todos em nosso campus, independentemente dos resultados, já estão muito orgulhosos de nossos alunos! Agradeço especialmente aos professores Igor D’Icarahy, Rômulo de Freitas e Cláudia Aleixo pelo excelente trabalho para preparação de nossos alunos e ao Campus Itaperuna pelo apoio de sempre", destaca o professor.

Delegação do IFF tem 149 estudantes-atletas

O IFF chega à Seletiva Regional com uma delegação formada por 149 estudantes-atletas, além de 13 servidores compondo a comissão técnica, para participar das 11 modalidades em disputa: atletismo, basquete, futebol de campo, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Chefe da delegação do Instituto, o professor Ricardo Reis, que é coordenador de Políticas Esportivas do IFF e treinador da equipe de basquete, ressalta que, mais do que disputar medalhas, os estudantes terão a oportunidade de participar de um grande evento da Rede Federal.

"A expectativa maior é que esses estudantes-atletas aproveitem o máximo para conhecer a Rede Federal na Região Sudeste, com trocas de conhecimentos e realidades tão distintas de uma região com estados tão diferentes. O outro objetivo é a classificação para a etapa nacional, que irá acontecer em outubro, em Fortaleza, no Ceará", ressalta o professor.

Os Jogos das Instituições Federais (JIF) - Etapa Sudeste, este ano, são sediados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), com as disputas sendo realizadas em sua maioria no Sesc Guarapari. A cerimônia de abertura será nesta segunda-feira, às 19h, com entrada das delegações e apresentação da Companhia de Dança Andora.

Além do IFF e do Ifes, o evento terá delegações do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG); Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG); Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS); Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM); Colégio Pedro II (CPII); Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Este ano, o IFF Itaperuna fez uma campanha histórica nas finais do JINIFF, conquistando dez medalhas, sendo três de ouro, cinco de prata e duas de bronze, nas finais das modalidades de natação, futsal e xadrez. Os Jogos Intercampi serviram ainda como seletiva para o  Jogos das Instituições Federais (JIF) - Etapa Sudeste, que, por sua vez, é classificatório para os Jogos Nacionais, o evento esportivo mais importante da Rede Federal.