CAMPUS ITAPERUNA

Evento

Semana Acadêmica do IFF Itaperuna recebe alunos da rede municipal para exibição de salas temáticas

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 23/08/2022 19h02, última modificação 23/08/2022 20h37
Semana Acadêmica do IFF Itaperuna

A mostra de salas temáticas está acontecendo no Bloco B

Uma manhã de corredores repletos de visitantes e salas de aula irreconhecíveis no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna. É que nesta terça-feira, 23 de agosto, foi dada a largada para a Mostra de Salas Temáticas da 9ª Semana Acadêmica, uma das atrações mais aguardadas do evento. A previsão é que mais de 500 estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental da rede pública passem pela mostra, até a próxima quinta-feira, por meio de visitas guiadas. A entrada é aberta também ao público em geral, mas é preciso fazer a inscrição previamente pelo site https://eventos.iff.edu.br/9semanaacademicaitaperuna.

Na Mostra, os visitantes têm a oportunidade de conhecer 11 espaços que foram montados onde normalmente funcionam salas de aula convencionais. As carteiras escolares e paredes claras saem de cena, nestes três dias de evento, dando lugar a decorações temáticas para transformar esses ambientes de ensino em espaços lúdicos, que tratam de temas da atualidade, usando encenações teatrais, apresentações musicais e os mais diversas formas de integração com o público presente.

E tem até mesmo sala temática que saiu das telas dos computadores e smartphones, se materializando na vida real. O trabalho "Mar de elementos" havia sido montado de forma virtual na Semana Acadêmica Especial, no ano passado, que foi realizada integralmente pela internet. Na época, foi usada uma plataforma de exibições online para que as tradicionais salas temáticas não ficassem de fora do evento, mesmo que realizado à distância. A "Mar de elementos" ganhou o prêmio de sala mais visita pelos internautas em 2021 e, agora, faz sucesso também no formato presencial.

"Está sendo uma experiência incrível para esses alunos, que estão colocando a mão na massa para materializar essa ideia de mostrar como os elementos químicos fazem parte do nosso dia a dia, seja numa latinha de alumínio, até no sal de cozinha e na areia das praias de Guarapari", conta o professor de Química do IFF Itaperuna, Anders Teixeira, que coordena a sala ao lado das também professoras Juliana Simões e Jessica Creton, com uma equipe formada majoritariamente por estudantes do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Química.

Enquanto a "Mar de elementos" traz experimentos químicos e um tapete gigante com a tabela periódica para atrair o público, a equipe da "Astrocine: Astronomia e cinema para a popularização da Ciência" aposta em sessões de cinema e muita pipoca. No escurinho da sala, os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre planetas semelhantes à Terra e também sobre os buracos negros durante a exibição de documentários de curta duração.

"A ideia da sala é divulgar, de forma simples e acessível, conhecimentos de astronomia para o público que vem visitar a Semana Acadêmica. São três sessões diárias, das 9h às 11h, com a utilização também de um holograma do sistema solar, em que o visitante chega, ganha uma pipoquinha e tem a oportunidade de assistir alguns documentários e conhecer um pouco mais sobre o trabalho realizado pelo campus de preparação dos estudantes para a Olimpíada Brasileira de Astronomia", explica o professor de Física e coordenador do Clube de Astronomia do IFF Itaperuna, Adriano Ferrarez.

Além da "Mar de elementos" e da "Astrocine", fazem parte da Mostra as salas "Tons e cores na Matemática", "Navegar é preciso!", "A eletrotécnica em nossas vidas", "Primavera silenciosa", "Os marketeiros – nos caminhos do Marketing", "Cultura e diversidade: aprendizados da escola pública", "Princesas revolucionárias", "Quem somos nós" e "Sala do 'por quê?'".

Protagonismo dos estudantes

Segundo a diretora de Pesquisa, Extensão e Políticas Estudantis do IFF Itaperuna, Josane Alves Lessa, a retomada da Semana Acadêmica em formato presencial, após dois anos, traz muita alegria e orgulho para todo o campus.

"As salas estão lindas, bem planejadas e focadas em trabalhar assuntos relevantes com o público, de forma acessível e interativa. O saldo deste primeiro dia foi extremamente positivo. Tivemos uma movimentação intensa de visitantes, principalmente de alunos da rede municipal de ensino, em que percebemos muita empolgação e, até mesmo, um encantamento com tudo o que viram. Essa é a essência da Semana Acadêmica: ter nossa escola viva, produzindo e compartilhando o conhecimento, sendo nossos estudantes os grandes protagonistas do trabalho que é levado ao público", ressalta Josane Alves Lessa.

A 9ª Semana Acadêmica do IFF Itaperuna começou na segunda-feira, 22, e segue até a próxima sexta, 26, com uma programação repleta de atividades, incluindo palestras, minicursos, oficinas e rodas de conversa. Este ano, o evento inclui ainda a 7ª Olimpíada Estudantil do IFF Itaperuna, com disputas entre as turmas nas modalidades de futsal, vôlei, queimada, atletismo, xadrez e natação. Os jogos começaram nesta terça-feira, conforme programação divulgada pela equipe de Educação Física do campus.