CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Gestão

Servidora tem artigo aceito em congresso

por Ascom Itaperuna publicado 01/07/2014 00h00, última modificação 08/12/2015 20h28
Trabalho na área administrativa, aplicado pela Equipe Q, foi aceito no X CNEG

A proposta de estudar melhorias de processos e a qualidade dos serviços prestados pelo IFFluminense foi o que motivou a criação do primeiro grupo de pesquisa do campus Itaperuna. O trabalho, iniciado no ano passado pela Equipe Q, começa a obter resultados também no meio acadêmico com a aceitação do primeiro artigo científico em um congresso nacional voltado para o tema, o X Congresso Nacional de Excelência em Gestão (CNEG), que acontece nos dias 08 e 09 de agosto nas cidades de Niterói e Rio de Janeiro.

O GProQS conta com a participação de membros docentes e técnico-administrativos do IFF-Itaperuna, e com o apoio de docentes do campus Campos-Centro.

O primeiro trabalho aprovado do GProQS é o da servidora técnico-administrativa do campus Itaperuna Renata Riscado Cardoso. O artigo intitulado "Proposta de emprego do ciclo PDCA e de ferramentas da qualidade na melhoria contínua do sistema de gestão de uma Instituição Pública de Ensino” tem como objetivo mostrar a prática utilizada no campus Itaperuna para análise e documentação das rotinas de trabalho por meio de ferramentas da qualidade como fluxogramas e checklists, com intuito de melhorar os processos administrativos buscando transparência e eficiência da gestão.

Renata destaca a importância da aprovação do artigo no evento. “Além de ser o primeiro artigo do GProQS, ele aborda a metodologia de trabalho utilizada pela Equipe Q na busca da melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo campus Itaperuna. Acredito que ter a aprovação desta metodologia no evento confirma mais uma vez que estamos no caminho certo e nos faz acreditar ainda mais nos benefícios que a execução da proposta apresentada proporcionará à Instituição", explica.

O trabalho também contou com a orientação do professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), André Luís Policani Freitas, que participa como colaborador no grupo. Para André, "a aprovação desse artigo marca o início do reconhecimento de um belo trabalho focado em análise e melhoria de processos que está sendo realizado no IFF Itaperuna", comenta.

"A aprovação do trabalho da servidora Renata é motivo de muito orgulho para o campus Itaperuna, pois contribuirá para consolidar as atividades de pesquisa em nosso campus e mostra que a iniciativa da criação da Equipe Q e a posterior constituição do GProQS são iniciativas que colaboram para que o IFFluminense cumpra seu papel de servir à sociedade", avalia Marlúcia Junger Lumbreras, diretora de Pesquisa e Extensão do campus.

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicado originalmente em 1 de julho de 2014)