CAMPUS ITAPERUNA

Simuladão do IFF será aplicado em Miracema

por admin publicado 27/07/2010 20h09, última modificação 18/12/2017 13h21
A proposta é aplicar uma prova simulando o processo seletivo para o ingresso do IFF. O público alvo desta iniciativa são alunos do nono ano da rede pública de ensino.

O Diretor de Apoio ao Ensino do campus Itaperuna, Adriano Ferrarez se reuniu nesta terça-feira, dia 27, com a secretária municipal de educação de Miracema, Luciana Moura, para discutir o projeto Simuladão do IFF, que será aplicado no final do mês de agosto no campus Itaperuna.

A proposta é aplicar uma prova simulando o processo seletivo para o ingresso no IFF. O público alvo desta iniciativa são alunos do nono ano da rede pública de ensino.

Segundo Adriano, a idéia é estimular os alunos a participarem do processo seletivo do IFF. “O objetivo do Simuladão é incentivar os alunos da Rede Pública Municipal a fazer o processo seletivo e também fazer com que eles se familiarizem com a prova do IFF. Outra idéia é apresentar as instalações da escola aos possíveis candidatos ao processo seletivo”, comentou.

A secretária Luciana Moura destacou a importância dos alunos do município receberem uma formação técnica integrada ao ensino médio. Segundo ela, as escolas municipais miracenses obtiveram um bom resultado em uma avaliação feita recentemente pelo MEC por meio do IDEB. “A parceria com o IFF é uma grande oportunidade para os jovens do município”, frisou.

Na ocasião, o representante do IFF teve a oportunidade de visitar o Centro Cultural Melchíades Cardoso, que reúne um rico acervo sobre o município de Miracema. Adriano conversou ainda com a diretora, Ana Lúcia Lima da Costa, que é doutora em literatura.

O professor ainda pôde conhecer um pouco mais sobre a escritora Maria Alice Barroso, nascida em Miracema e reconhecida internacionalmente por seu trabalho. Maria Alice é autora do livro “Um nome para Matar”, um dos romances apontados por João Guimarães Rosa, Antônio Olinto e Jorge Amado para a lista de vencedores do II Prêmio Nacional WALMAP, em 1967. A escritora ganhou ainda a edição do Prêmio Jabuti de 1989.

Ao final do encontro foi feito um convite à Ana Lúcia para proferir uma palestra no campus Itaperuna na próxima edição do projeto cultural Café e Prosa.