CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Trabalho de gestão será apresentado na Reditec

por admin publicado 22/09/2015 13h00, última modificação 18/12/2017 13h22
Projeto desenvolvido no campus Itaperuna foi selecionado como experiência exitosa no encontro nacional de reitores e diretores gerais.

Um projeto na área de Gestão desenvolvido no Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) campus Itaperuna foi selecionado como experiência exitosa da rede federal para ser apresentado durante a XXXIX Reunião de Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que acontecerá entre os dias 20 e 23 de outubro de 2015, em Fortaleza (CE).

O trabalho "Equipe Q: o estímulo à participação coletiva na busca da gestão pela qualidade total", do campus Itaperuna, foi um dos 98 projetos inscritos por instituições federais de todo o país na Reditec deste ano. A Comissão Temática e Científica do evento selecionou 16 deles como experiências exitosas, sendo quatro para cada eixo temático (gestão, ensino, extensão e pesquisa). As experiências exitosas são as boas práticas que cada Instituto Federal desenvolve para gerir a Educação Profissional e Tecnológica. Este ano, a Reditec terá como temática principal "A Expansão da Rede de Educação Profissional e Tecnológica Alinhada ao Plano Nacional de Educação (PNE) 2014/2024". 

O pró-reitor de Desenvolvimento da Convivência Humana do IFFluminense, Maycon Pires Rodrigues, é quem vai apresentar o trabalho na Reditec.  Ele foi um dos integrantes da "Equipe Q", no período em que esteve à frente da Coordenação de Gestão de Pessoas do campus Itaperuna.

"Ter esse projeto escolhido como uma experiência exitosa é a consolidação de um trabalho para o qual nos dedicamos muito e que surte efeitos muito positivos no dia a dia do campus. A oportunidade de apresentá-lo para toda a rede é também um estímulo para aprimorarmos essas práticas, por meio do diálogo com outros gestores, e ainda um caminho para que ela possa ser replicada em outros institutos", afirma o pró-reitor.

Idealizadora do projeto, a diretora geral do campus Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto, ressalta que o sucesso se deve, principalmente, ao envolvimento de servidores de diferentes setores do campus.

"Assim que assumimos a gestão resolvemos utilizar os conceitos da gestão da qualidade total, que basicamente atribuem à participação das pessoas as razões para o sucesso de uma instituição. E deu certo. Foram colocadas em prática diversas atividades ao longo desses quase três anos. Agora, é uma grande alegria ter a oportunidade de compartilhar essas ações com outros institutos federais", explica a diretora geral. 

O que é o projeto
A gestão do campus Itaperuna deu início, em novembro de 2012, a uma série de ações para implantação da Gestão da Qualidade. A primeira delas foi a criação da "Equipe Q", um grupo formado por servidores de diferentes áreas, com a missão de orientar os demais profissionais do campus na elaboração de registros de atividades desenvolvidas em cada um dos setores, por meio de fluxogramas. No fim de 2013, uma segunda etapa do projeto teve início com o “Dia Q”, que ficou conhecido como o dia em que o IFFluminense Itaperuna parou para falar de qualidade, incluindo a coleta de sugestões e críticas de alunos e servidores. 

A gestão usou, então, esses apontamentos para executar diversas ações ao longo do primeiro semestre de 2014 e, em agosto do mesmo ano, instalou um painel de prestação de contas. Com esse primeiro painel sendo bem recebido, foi criado um outro, também voltado para a transparência, em que todos puderam visualizar, por meio de infográficos, dados sobre os pregões, gastos com assistência, criação de novos cursos e investimentos. Além disso, passaram a ser realizadas sessões presenciais de prestação de contas com alunos e servidores. 

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em 22/09/2015)