Notícias
Trabalho de História em ritmo de funk
A professora de História do campus Itaperuna, Luciana Machado propôs aos alunos do primeiro ano do curso Integrado de Eletrotécnica um desafio diferente: compor músicas em ritmo de funk, criar letras com conteúdo, cantar, coreografar e gravar.
A ideia surgiu de um vídeo veiculado na internet, em que paródias de músicas funk são ironicamente apresentadas com temas “intelectualizados”, com citação de autores e obras literárias a temas filosóficos. “Achei interessante e pedi para meus alunos trabalharem uma paródia, em ritmo de funk, dos filósofos Hobbes e Locke, relacionados à Revolução Inglesa”, explica a professora. “Foi muito interessante, todos se divertiram, apesar do constrangimento inicial. Tenho certeza de que nunca mais se esquecerão de Hobbes e Locke”, conclui Luciana.
A apresentação dos trabalhos ao vivo foi opcional. Dois grupos mostraram talento e criatividade, ao fazer a apresentação no salão de entrada da escola. Um exemplo de prática educacional que potencializa a criatividade dos alunos e amplia o alcance do ensino/aprendizado.