CAMPUS ITAPERUNA

Trabalhos premiados na Jornada Jovens Talentos

por Ascom Itaperuna publicado 14/12/2014 23h00, última modificação 09/12/2015 17h25

Dois trabalhos realizados no IFFluminense Itaperuna foram premiados durante a XVI Jornada Jovens Talentos para a Ciência, da Faperj, em Arraial do Cabo. O evento aconteceu entre os dias 9 e 11 de dezembro. Receberam a menção honrosa os seguintes estudos: "Perfil e práticas docentes em Geografia no Noroeste Fluminense" — das bolsistas Paula Bastos e Christinny Garibaldi, com coordenação do professor Mendel Oliveira Aleluia —, e "Consumo, subutilização e descarte de produtos industrializados, um estudo de valores envolvendo os estudantes do campus Itaperuna", das bolsistas Eduarda Pires Leonardo e Thaís Pimentel, coordenado pelo professor Guilherme Dias.

Segundo a bolsista Thaís Pimentel, a jornada foi uma ótima oportunidade de conhecer melhor o meio acadêmico, desenvolver habilidades relacionadas à apresentação de trabalhos e se familiarizar com os eventos relacionados à ciência. "Pretendo continuar a fazer pesquisas e contribuir de alguma forma para a sociedade”, ressaltou a estudante.

Para Eduarda Leonardo, o trabalho como bolsista da Faperj foi um diferencial: "para desenvolver um projeto, é necessário buscar o conhecimento existente na área, formular o problema e o modo de enfrentá-lo, coletar e analisar dados e tirar conclusões. Aprende-se a lidar com o desconhecido e a encontrar novos conhecimentos, e é assim que estou me sentindo hoje com essa oportunidade, uma pessoa com novos conhecimentos e oportunidades futuras”, disse.

A jornada, que aconteceu no campus do IFFluminense em Arraial do Cabo, contou com 170 estudantes defendendo
105 trabalhos acadêmicos.

“A oportunidade cedida pela Faperj traz, para nós, alunos do ensino médio, diversas contribuições positivas. Primeiramente, ao desenvolver nossos projetos, aprendemos sobre normas acadêmicas e a elaboração de trabalhos científicos; depois, temos a experiência de entrar em contato com o público. Além disso, aprendemos, também, com a jornada, pois tivemos a chance de conhecer outros projetos desenvolvidos por jovens como nós", contou a bolsista Christinny Garibaldi, que levou o prêmio ao lado de Paula Bastos.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicado originalmente em 15/12/14)