CAMPUS ITAPERUNA

Coronavírus

UPA de Itaperuna recebe protetores faciais produzidos pelo IFF para combate à Covid-19

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 01/07/2020 16h18, última modificação 01/07/2020 17h52
Lote com 65 máscaras do tipo face shield será usado por profissionais que estão atuando na linha de frente de combate à Covid-19.
Doação de protetores faciais do IFF na UPA de Itaperuna

Os protetores serão usados pelas equipes de atendimento da UPA de Itaperuna

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna realizou nesta quarta-feira, dia 1º de julho, a doação para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itaperuna de um novo lote de protetores faciais voltados a profissionais que estão atuando na linha de frente de combate à Covid-19. São 65 máscaras, do tipo face shield, produzidas pelo IFF numa oficina com impressoras 3D montada no Campus Campos Centro.

A entrega foi feita pelo diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Castro, à equipe da unidade. Segundo a coordenadora administrativa da UPA, Karina Carvalhal, os equipamentos serão usados por médicos, enfermeiros, atendentes e maqueiros, entre outros profissionais.

"A unidade funciona 24 horas por dia, atendendo pacientes de Itaperuna e outros 13 municípios. Recebemos um volume grande de pessoas, então é muito importante para nossas equipes ter esses equipamentos de proteção individual à disposição. A entrega feita pelo IFF nos ajudará bastante", explicou Karina.

Esta é a sétima doação feita pelo IFF Itaperuna de protetores faciais para instituições da região. Recentemente, também receberam as face shields a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Itaperuna, o Hospital São José do Avaí, o Hospital da Associação Santo Antônio dos Pobres de Itaperuna (Asapi), o Hospital Municipal São Sebastião de Varre-Sai, a Prefeitura de Natividade e a Vigilância Ambiental em Saúde de Itaperuna.

Os protetores faciais são produzidos pelo IFF de forma sistêmica, com equipamentos e atuação de servidores de diferentes campi. Há ainda o apoio do Polo de Inovação do Instituto na organização, operacionalização e manutenção das impressoras, e da empresa Sprint 3D, uma spin-off das pesquisas de ex-alunos do Curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Campos Centro, que surgiu no Polo de Inovação e é incubada na TEC Campos.

Além dos protetores faciais, o IFF está desenvolvendo uma série de ações de combate ao coronavírus. No Campus Itaperuna, estão em andamento projetos de produção de máscaras de pano e de sabonete líquido para serem distribuídos para a população, além de ações voltadas para o estímulo à prática de atividades físicas e culturais durante o período de distanciamento social.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 98810-7097 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.