CAMPUS ITAPERUNA

Inscrições Abertas

Vestibular 2023 do IFF Itaperuna tem vagas para ingresso em Curso de Licenciatura em Química

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 09/09/2022 16h34, última modificação 09/09/2022 17h06
Graduação tem ênfase na formação de professores, mas prepara profissionais também para atuação em áreas da Indústria Química.
Vestibular para Licenciatura em Química no IFF Itaperuna

O curso de Licenciatura em Química conta com diversos laboratórios no campus

Interessados em ingressar em um curso superior de Licenciatura têm oportunidade disponível no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna: até 17 de outubro, estão abertas as inscrições para o Vestibular 2023 do IFF que, entre outras opções de cursos, tem 20 vagas para a graduação na área de Química.

O curso de Licenciatura é uma modalidade de ensino superior com ênfase principalmente na formação de professores para a Educação Básica. No Campus Itaperuna, a Licenciatura em Química tem duração de 4 anos, com aulas no turno da noite, em salas de aula e em laboratórios de ensino prático, que preparam os estudantes para o exercício da docência, atuando não só em sala de aula, mas também em atividades de pesquisa e de extensão. Os profissionais formados podem trabalhar também na área industrial, dentro dos requisitos resguardados pelo Conselho Federal de Química.

Neste ano letivo de 2022, será formada a primeira turma de licenciados do campus, que é composta por alunos ingressantes em 2019. Segundo a coordenadora da Licenciatura no IFF Itaperuna, Juliana Simões, esse é um curso para quem gosta de Ciências.

"Nosso curso é bastante dinâmico, trabalhamos com muitas aulas práticas, experimentos realizados em laboratório e também fora dos laboratórios, com materiais alternativos, sempre buscando a construção do conhecimento dos alunos, desconstruindo aquela ideia de que a Química é difícil, cheia de conceitos abstratos e muitas fórmulas. Claro que existe essa parte, e os alunos precisam aprender, mas buscamos sempre contextualizar essas definições e fórmulas para uma melhor aprendizagem", explica a coordenadora, ressaltando ainda que a Licenciatura do IFF Itaperuna é antenada com as novas tecnologias da Educação: "nossos alunos sempre têm a oportunidade de participar de oficinas práticas, minicursos e uma série de eventos, como forma de valorizar todas as etapas da formação".

Entre as disciplinas que fazem parte da matriz curricular do curso estão Física, Matemática, Psicologia da Educação, Prática Pedagógica, Metodologia Científica, História da Química, Bioquímica, Físico-Química, Química Analítica, Química Orgânica e Inorgânica. Na página da Licenciatura, disponível AQUI, é possível acessar a matriz completa e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). O IFF Itaperuna conta com um bloco de laboratórios da área de Química, além de um laboratório de análises químicas e agroambientais instalado no Parque Acadêmico Industrial do campus.

Processo Seletivo e Vestibular 2023 no IFF Itaperuna

Além das 20 vagas para a Licenciatura em Química, o IFF Itaperuna tem outras 425 vagas abertas em Cursos Superiores (Bacharelado) e em Cursos Técnicos (Integrado, Concomitante e Subsequente ao Ensino Médio), nas seguintes áreas:

Cursos Superiores

• Engenharia Mecânica (20 vagas)
  • Sistemas de Informação (20 vagas)
  • Licenciatura em Química (20 vagas)

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

• Administração (70 vagas)
  • Eletrotécnica (70 vagas)
  • Informática (70 vagas)
  • Química (35 vagas)

Curso Técnico Concomitante ao Ensino Médio

• Eletrotécnica (35 vagas)
  • Mecânica (35 vagas)
  • Química (35 vagas)

Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio

• Automação Industrial (35 vagas)

Inscrições - Os candidatos deverão realizar a inscrição, até 17 de outubro, pelo Portal de Inscrições do IFF, no endereço www.inscricoes.iff.edu.br, e presencialmente no Campus Itaperuna (BR 356, km 3, Cidade Nova), de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h30 às 19h.

Uma novidade é que o Portal de Inscrições do IFF foi reformulado para facilitar o acesso dos candidatos e está integrado com o Portal gov.br. A partir de agora, para entrar no Portal de Inscrições e se inscrever em um processo seletivo, o usuário tem que fazer login único utilizando o CPF e senha cadastrados no Portal gov.br

Taxa de Inscrição – O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00, no caso do Processo Seletivo, e de R$ 75,00 para o Vestibular. A confirmação da inscrição será realizada mediante o pagamento de taxa, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer agência do Banco do Brasil, até o dia 21 de outubro e durante o horário de expediente bancário. A GRU deverá ser emitida no ato da inscrição.

Provas presenciais Este ano, a seleção volta a ser realizada por meio de aplicação de provas presenciais. Os candidatos aos Cursos Técnicos de Nível Médio farão a prova objetiva de múltipla escolha, com 40 questões, no dia 4 de dezembro de 2022, das 09h30 às 12h30. Já os candidatos aos Cursos de Graduação farão prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha, além de discursiva de redação, para todos os cursos, no dia 27 de novembro de 2022, das 08h30 às 13h.