CAMPUS ITAPERUNA

Regime Especial de Acompanhamento das APNP e solicitação de materiais impressos

Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna está fornecendo material auxiliar a seus estudantes que estejam enfrentando problemas de infraestrutura de acesso (falta de internet adequada, computador, tablet e/ou celular, por exemplo) para acompanhar regularmente as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP).

Veja AQUI a relação com os estudantes que receberão material impresso e pendrive para iniciar APNP - em breve

Os alunos que tenham dificuldades psicossociais ou de infraestrutura de acesso para acompanhar as APNP devem entrar em contato com a Assistência Estudantil do campus, no máximo, até o dia 29 de outubro de 2021 para solicitar os materiais impressos do Módulo 3. Veja o passo a passo a seguir:

1. O aluno deve enviar e-mail para atendimento.itaperuna@iff.edu.br

Assunto: REGIME ESPECIAL DE ACOMPANHAMENTO DAS APNP

No corpo da mensagem, informe:

- Nome completo e telefone de contato atualizado;

- Nome completo e telefone de contato do responsável (para menores de 18 anos);

- Matrícula;

- Endereço

- Justificativa (descrever as dificuldades de infraestrutura, por exemplo, acesso à internet ou acesso a computador/celular
    e/ou problemas psicossociais).

2. O Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE) então fará analise da solicitação e dará retorno ao estudante.
  3. Para pedidos relacionados a dificuldades psicossociais, se deferido, o docente, em conjunto com a Coordenação de curso e equipe pedagógica, avaliarão a possibilidade e/ou necessidade de um Plano de Estudo Especial
  4. Se identificada necessidade de acompanhamento pedagógico, o caso será comunicado à Equipe Multidisciplinar.

A solicitação de regime especial de acompanhamento das APNP também poderá ser apresentada pelo docente e/ou pela Coordenação de Curso, quando identificado o comprometimento das condições psicossociais ou de infraestrutura de acesso do discente para realização dessas atividades.

Base legal:
Resolução 38/2020 - Diretrizes para a realização das atividades pedagógicas não presenciais para os cursos presenciais de Formação Inicial e Continuada, da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, de Graduação e Pós-graduação do IFFluminense. Artigos 71-73.
Disponível em:

Resolução 10/2021 - Amplia as Diretrizes para a realização das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), de forma exclusiva ou combinada com atividades presenciais a partir da inserção gradual da oferta do Ensino Híbrido, para os cursos presenciais de Formação Inicial e Continuada, da Educação Profissional Técnica de nível médio, de Graduação e Pós-graduação do IFFluminense.
Disponível em: http://cdd.iff.edu.br/documentos/resolucoes/2021/resolucao-10