CAMPUS ITAPERUNA

Recursos e Serviços da Biblioteca do IFF Itaperuna

Serviços oferecidos

A Biblioteca Maria Alice Barroso oferece os seguintes serviços:

• Catalogação na fonte (ficha catalográfica de obras publicadas pelos alunos do IFF - trabalhos acadêmicos
  • Orientação para normalização de trabalhos acadêmicos conforme as normas da ABNT
  • Cadastro de usuários
  • Consulta local (acesso livre às estantes do acervo)

Consulta ao acervo

O acervo da biblioteca é formado por livros técnicos, didáticos, literaturas nacionais e estrangeiras, dicionários, periódicos, manuais técnicos, material audiovisual (DVD, CD-ROM), apostilas e material Braille. O acervo está ordenado por assunto, estando os livros encapados e etiquetados e as estantes sinalizadas  de acordo com o Código de Classificação Decimal Dewey (CDD). O serviço de referência pretende atender e orientar os usuários  na utilização de fontes de informação e recursos informacionais existentes no acervo da Biblioteca Maria Alice Barroso do IFF Campus Itaperuna.

Consulta local
Aberta à comunidade interna e aos visitantes

Consulta online

Recurso informacional disponibilizado pela Prima Software através do sistema SophiA, onde todo o acervo da biblioteca Maria Alice Barroso poderá ser consultado online em dispositivos móveis, tablets e computadores através do endereço eletrônico http://terminal.biblioteca.iff.edu.br/.

Acesso ao Portal Capes, com a possibilidade de acesso doméstico via Federação CAFE

Catalogação na fonte (ficha catalográfica para apresentação de trabalhos acadêmicos)

Todos os alunos dos cursos de graduação, pós-graduação e técnicos (a critério do coordenador), poderão ter acesso ao programa de geração de ficha catalográfica para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). O programa gerador será acessado pelo link Click Ficha e deverá ser selecionado o Campus Itaperuna no momento de preenchimento dos dados da publicação.