CAMPUS MACAÉ

Pré-seleção para monitor de projeto no Campus Macaé

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 06/05/2021 10h42, última modificação 06/05/2021 10h42
Projeto de Iniciação Tecnológica e Ensino de Programação Aplicada será submetido a edital do IFES.
image (1).png

O Campus Macaé está com inscrição aberta para selecionar possíveis monitores para atuar no projeto Iniciação Tecnológica e Ensino de Programação Aplicada para estudantes do ensino fundamental das redes públicas de ensino de Macaé e Rio das Ostras, coordenado pelo professor Gregório Rocha. Os interessados devem enviar um e-mail para com uma Carta de Apresentação que identifique o perfil do candidato (idade, série, período...) e justifique o seu enquadramento nos requisitos desejados até o dia 9 de maio.

São duas vagas para estudantes de graduação e quatro vagas para estudantes de ensino médio e técnico. As habilidades desejadas para as atividades são: conhecimento básico de linguagens de programação (principalmente, C); conhecimento de implementação de projetos usando tecnologia Arduino (e/ou, em tecnologias similares, tais como LEGO, Raspberry Pi…); interesse em trabalhar com Ensino em projetos de iniciação tecnológica; interesse em elaborar materiais (aulas, roteiros…) para ensino de programação aplicada; capacidade de trabalhar em grupo e desenvoltura para lidar diretamente com público.

O objetivo do projeto é promover a iniciação tecnológica e ensinar programação aplicada aos estudantes da rede pública dos anos finais do ensino fundamental da região através de metodologias ativas e dinâmicas. Envolverá atividades remotas e práticas presenciais realizadas no Campus IFF Macaé. O período de vigência previsto é de setembro de 2021 a agosto de 2022.

As bolsas terão valor de R$ 400,00 para graduação e R$ 161,00 para Ensino Médio. A pré-seleção não implica na garantia do fornecimento da bolsa, uma vez que o projeto depende da aprovação pelo IFFluminense (Edital 64/2021) e pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Chamamento público 01/2021.

Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail do professor Gregório.