CAMPUS MACAÉ

Protagonismos e ausências na ciência: a importância do letramento científico e os marcadores sociais de gênero, raça, classe e sexualidade no IFFluminense, campus Macaé, e região

Que o letramento científico é importante, todos sabemos. Há tempos, essa parecia uma máxima incontestável. Entretanto, em tempos de fake news e de desvalorização do conhecimento, a ciência foi colocada à prova. Tendo em vista o cenário posto e a urgência do momento, este projeto tem como objetivo levantar o debate em torno do letramento científico no IFFluminense, Campus Macaé, bem como em outras instituições do ensino básico da região. Se, em um primeiro momento, nosso interesse estará voltado para que o corpo estudantil faça as pazes com o conhecimento e aprenda os parâmetros para que uma pesquisa científica seja considerada séria e relevante; por outro lado, em outro momento, é de interesse deste projeto analisar as mídias (livros didáticos, livros em geral, revistas, panfletos, sites e redes sociais) à que discentes e docentes têm acesso para avaliar como o letramento científico é proposto. Nosso intuito é analisar as imagens contidas neles para verificar se estereótipos relacionados à raça, classe, gênero, sexualidade, entre outras formas de subjugação do outro, são perpetuados pelo ensino e divulgação científica. Ou seja, este projeto pretende difundir a importância da ciência, mas sem deixar de propor um olhar crítico para a mesma, para as marcas históricas, sociais e culturais de que ela também é feita.