CAMPUS MARICÁ

Prática Profissional

Alunos de Edificações do IFF Maricá produzem croquis e projetos digitalizados de capela erguida em 1711

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 10/08/2024 12h17, última modificação 10/08/2024 17h31
Trabalho teve início em março, com visitas ao local para início dos estudos de cada detalhe da obra.
Projeto de Edificações no IFF Maricá

Arte de Luiza Fajardo/ IFF Maricá

O estudo detalhado de uma construção em estilo neoclássico do século 18 mobilizou estudantes do  ano do Curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá nos últimos meses.

Ao longo deste semestre letivo, a turma de AutoCad da professora Ana Claudia Nunes recebeu a incumbência de reproduzir, na prática, o projeto arquitetônico da Capela Nossa Senhora da Saúde, uma obra datada de 1711 e que fica localizada no terreno ao lado do campus.

O trabalho envolveu medições no local e desenhos à mão de esboços - os chamados croquis arquitetônicos - para a produção dos projetos digitais em laboratório, com auxílio do software Autocad, que é usado para a criação de modelos precisos em 2D e 3D por computador.

De acordo com a professora Ana Claudia, o trabalho teve início em março, com visitas ao local para início dos estudos de cada detalhe da obra.

“A proposta foi fazer, a partir de uma edificação real, um projeto utilizando as ferramentas do Autocad. Muitas vezes, essas construções mais antigas não têm o projeto digitalizado, e quem trabalha na área de Patrimônio precisa redesenhar para a digitalização, assim como os alunos fizeram”, conta.

Ainda de acordo com a professora, as aulas práticas são de fundamental importância na formação técnica dos estudantes.

“Ter essa noção de que estão, de fato, fazendo algo real é sempre muito interessante para eles. A turma se dedicou muito a esse trabalho, e o resultado está sendo extremamente positivo”, explica a professora, acrescentando que o desafio principal para os estudantes era o de captar, não só na medição no local mas no Autocad, os vários detalhes que tem a fachada da capela, como esquadrias em arco, sancas e portais.

Teoria colocada em prática pelos estudantes

Danilo Cristaldo, de 16 anos, foi um dos estudantes que mais se destacaram na atividade. Segundo ele, experiências práticas são sempre muito bem-vindas.

“Eu gosto bastante da arquitetura mais antiga, e esse trabalho foi muito inspirador. É um desafio grande replicar a obra no esboço à mão e, principalmente, no Autocad. A gente precisou usar as proporções e fazer muitas contas lá na hora das medições. Foi difícil, mas também nos trouxe uma experiência muito legal”, explica Danilo.

Para Gabriel Maia, de 17 anos, o trabalho foi também uma motivação a mais para seguir na área de Edificações.

“Tenho vontade de trabalhar na área e fazer a faculdade de Engenharia Civil, depois de terminar a formação técnica. Esses trabalhos são sempre muito bons de fazer, a gente consegue colocar em prática o que aprendemos na teoria e entender melhor como é o dia a dia do profissional”, ressalta o estudante.

Objeto de estudo deste semestre, a Capela Nossa Senhora da Saúde foi construída em 1711 e reinaugurada em 1855, após ficar em ruínas e passar por uma restauração iniciada em 1850, que manteve seus traços originais. A edificação fica em um outeiro que oferece vista panorâmica de todo o vale da Saúde (Ubatiba), da Serra do Lagarto e do Rio Roncador.