Notícias
Educação Ambiental
Alunos de Meio Ambiente do IFF Maricá fazem visita técnica no encerramento de capacitação para análise de recursos hídricos
Coleta do material para análise foi feita em diferentes pontos
As duas turmas de 1º ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá participaram nesta terça-feira, 3 de dezembro, de uma visita técnica na Área de Proteção Ambiental das Serras de Maricá. A aula de campo foi organizada pelo projeto Guapiaçu, marcando a conclusão da primeira etapa de atividades de uma ação piloto de capacitação em Educação Ambiental que vem sendo realizada com os estudantes, desde setembro, com foco na análise e monitoramento de recursos hídricos na região próxima ao campus.
Ao longo da manhã, os participantes fizeram a coleta de amostras em diferentes pontos do Rio Ubatiba para análise da qualidade da água e de parâmetros físico-químico e biológicos, além de conhecer macroinvertebrados da fauna bentônica e sua correlação ou não com os processos de poluição dos cursos de água e os processos de restauração de ecossistemas e de reflorestamento, entre outros tópicos que haviam sido abordados de forma teórica durante a capacitação.
Coordenador do Programa de Monitoramento de Recursos Hídricos do Projeto Guapiaçu, o biólogo e sanitarista Péricles Muniz explica que o ciclo formativo teve carga horária total de 40 horas, e a formatura neste mês de dezembro incluirá ainda uma atividade especial de Ciência Cidadã, com um coletivo formado por jovens de outras instituições de ensino municipais e estaduais que também já participaram da formação.
"A gente entrega esses estudantes formados nesta primeira quinzena de dezembro e, então, eles passam a estar aptos a realizar o monitoramento dos rios da região, em especial o Ubatiba, por ser próximo ao Instituto. A ideia sempre é que a unidade em que a gente realiza a capacitação adote essa metodologia de monitoramento da qualidade da agua. Ao longo do próximo ano, vamos acompanhar esses estudantes e levá-los a campo para poder colocar essa formação em prática, agregando conhecimento para eles e trazendo uma série de benefícios para o programa, para o IFF e para toda a comunidade", destaca o coordenador.
A visita técnica teve ainda a participação do professor da área de Meio Ambiente do IFF Maricá André Coelho e foi concluída na sede da Área de Proteção Ambiental das Serras de Maricá, no Silvado, com o apoio da equipe da Secretaria de Cidade Sustentável. Por lá, os estudantes tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada ao Ecomuseu da unidade e conhecer a exposição de rochas, fósseis, sementes, cobras e painéis fotográficos da fauna maricaense, além de subir no observatório de pássaros.
"Foi uma experiência única a participação nesse projeto, e como aluna do 1º ano tenho certeza que é uma formação que ficará para sempre marcada na minha vida profissional", contou a Julia Marinho, estudante da 1B de Meio Ambiente, durante a vista técnica.
Capacitação envolveu 80 estudantes
O programa teve início em setembro no IFF Maricá, envolvendo 80 estudantes das duas turmas de 1º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente. Atualmente, está sendo construído ainda um Acordo de Cooperação Técnica entre o campus e a ONG ASA, que já tem convênios com a Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá e com o IFF Itaboraí.
O projeto Guapiaçu IV, realizado pelo Ação Socioambiental, com a parceria da Petrobras, tem como objetivo contribuir para a melhoria da região da Baía de Guanabara e entorno, por meio de ações que integrem ambientes e comunidades locais, potencializando ações de restauração, educação ambiental, monitoramento de biodiversidade e reintrodução de fauna nativa.
Além disso, o monitoramento da biodiversidade para o restabelecimento das funções ecológicas em áreas recuperadas e na restauração de um ecossistema é fundamental para avaliação do estado de recuperação do ecossistema restaurado.
A área de abrangência do projeto insere os municípios de Cachoeiras de Macacu, Magé, Itaboraí e Maricá, na região Metropolitana do Rio de Janeiro. Essa região hidrográfica é responsável pelo abastecimento de água de quase três milhões de pessoas na porção Leste da Baía de Guanabara. Segundo dados históricos, a sub-bacia Guapi-Macacu destaca-se por sua disponibilidade hídrica para outras regiões em quantidade e qualidade.