CAMPUS MARICÁ

Meio Ambiente

Alunos do IFF Maricá participam de aula de campo com experiência sensorial em praça agroecológica

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 27/11/2023 14h50, última modificação 27/11/2023 14h58
Grupo teve a oportunidade de degustar flores comestíveis, mini tomates e pimentões e aprender a identificar diferentes aromas de plantas medicinais e temperos frescos, além de plantar e colher hortaliças.
Aula de campo sobre agroecologia para alunos do IFF Maricá

A aula de campo para os alunos de Meio Ambiente do IFF Maricá aconteceu na Praça Agroecológica de Araçatiba

Uma manhã de imersão na agroecologia para a turma de 2º ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. Os estudantes participaram na manhã desta segunda-feira, 27 de novembro, de um trabalho de campo nos Jardins Comestíveis da Praça Agroecológica Emilton Santos, em Araçatiba, Região Central de Maricá, onde tiveram a oportunidade de conhecer diferentes formas de manejo da terra e de compostagem, além de plantar, colher e experimentar hortaliças e temperos produzidos no local.

A atividade foi organizada pela professora Tassia Cordeiro, como parte do conteúdo de Geografia Agrária, e durou pouco mais de duas horas. A visita guiada, acompanhada de ações práticas, teve coordenação da equipe da Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar), que atua no município a partir de um convênio com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá.

Primeira praça agroecológica de Maricá, a unidade de Araçatiba foi instalada em agosto de 2020, numa área de 2 mil metros quadrados, com 36 canteiros para plantação. No local, os estudantes do IFF puderam participar de uma experiência sensorial, em que degustaram flores comestíveis, mini tomates e pimentões e aprenderam a identificar diferentes aromas de plantas medicinais e temperos frescos, que foram retirados por eles próprios dos canteiros, seguindo instruções dos técnicos da Cooperar.

Na parte final da ação, o grupo colheu pés de alface, folhas de louro e de pimenta e fez o plantio de um canteiro inteiro com mudas de jiló.

"Essa é uma experiência em que eles aprendem e conhecem melhor a agroecologia, um movimento que traz uma visão muito mais totalizante da agricultura, juntando conhecimentos de técnicas agrícolas e conhecimentos científicos, ao mesmo tempo em que é também um movimento social. A agroecologia prevê relações e diversidade não apenas no campo ambiental, mas também social e econômico, e é uma experiência que tem a ver diretamente com a relação entre as pessoas", destaca a professora Tassia Cordeiro.

Troca de experiências

Coordenador técnico da Praça Agroecológica de Araçatiba e guia da visita feita pelos alunos do IFF, Naldo Terra ressaltou a importância da ação em conjunto com o IFF.

"Foi uma satisfação enorme realizar esse trabalho hoje aqui na praça com o estudantes, em que fizemos uma caminhada muito produtiva, com demonstrações de nossas metodologias de plantio e diversas observações. É sempre uma alegria muito grande receber o IFF para essa troca de experiências e para estreitar nossos laços agroecológicos", ressaltou o coordenador técnico do projeto desenvolvido pela Cooperar.

Atualmente, Maricá possui unidades agroecológicas nos bairros de Manu Manuela e São José de Imbassaí e na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, onde são produzidas mais de 60 variedades vegetais, entre hortaliças, raízes, tubérculos, frutíferas e plantas medicinais para serem destinadas a instituições que atendam públicos com algum perfil de vulnerabilidade social, como asilos, creches e o Restaurante Popular do município. Em novembro de 2022, a experiência de Maricá de incentivo à produção orgânica aliada a técnicas de preservação do meio ambiente chegou a ser apresentado na Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), no Egito.