CAMPUS MARICÁ

Notícias

Trabalho de Campo

Alunos do IFF Maricá participam de monitoramento sobre qualidade da água do Rio Ubatiba

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Maricá publicado 29/05/2025 13h54, última modificação 29/05/2025 14h00
Pesquisa é realizada a partir de uma ação piloto de Educação Ambiental com alunos do Curso Técnico Integrado, em cooperação com o Projeto Guapiaçu.
Monitoramento do Rio Ubatiba

O monitoramento é feito no Rio Ubatiba

Uma ação piloto de Educação Ambiental realizada no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Maricá, em cooperação com o Projeto Guapiaçu desde 2024, entrou neste mês de maio em sua segunda fase de atividades. Nos últimos dias, estudantes do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente têm participado de trabalho de campo com coleta de amostras de água do Rio Ubatiba e posterior análise em laboratório para monitoramento dos recursos hídricos na região.

De acordo com o coordenador do Programa de Monitoramento do Projeto Guapiaçu, o biólogo e sanitarista Péricles Muniz, esses dados estão sendo analisados pelos alunos para serem apresentados no 3º Seminário de Recursos Hídricos do projeto, que acontecerá em 17 de junho, em Cachoeiras de Macacu. A coleta do material é feita, semanalmente, por grupos de 15 alunos em cada visita.

"São turmas maravilhosas e, como é espontânea a participação, vejo como um ótimo termômetro a organização dos pequenos grupos e a presença nas ações. Estamos nesse revezamento com os alunos, revisando os pontos que começaram a ser monitorados ano passado e incluindo mais dois novos. É uma força tarefa para verificar os dados e ampliar o entendimento da situação das águas do Rio Ubatiba, conectando a bacia hidrográfica como um todo. Nesse encontro do próximo dia 17, os alunos de Itaboraí, Cachoeiras de Macacu e Maricá poderão apresentar seus relatórios, com conclusões sobre a qualidade das águas de rios importantíssimos para a região", explica o coordenador.

A coleta das amostras foi feita, no Rio Ubatiba, em dois pontos, sendo um dentro da Área de Proteção Ambiental das Serras de Maricá, no Silvado, e outro próximo ao campus do IFF. Os estudantes analisam a qualidade da água e parâmetros físico-químico e biológicos, além de conhecer macroinvertebrados da fauna bentônica e sua correlação ou não com os processos de poluição dos cursos de água e os processos de restauração de ecossistemas e de reflorestamento, entre outros tópicos durante a capacitação teórica, no ano passado.

Capacitação em parceria

O programa teve início em setembro de 2024 no IFF Maricá, envolvendo 80 estudantes das duas turmas de 1º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente. Atualmente, está sendo construído ainda um Acordo de Cooperação Técnica entre o campus e a ONG ASA, que já tem convênios com a Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá e com o IFF Itaboraí.

O projeto Guapiaçu IV, realizado pelo Ação Socioambiental, com a parceria da Petrobras, tem como objetivo contribuir para a melhoria da região da Baía de Guanabara e entorno, por meio de ações que integrem ambientes e comunidades locais, potencializando ações de restauração, educação ambiental, monitoramento de biodiversidade e reintrodução de fauna nativa. Além disso, o monitoramento da biodiversidade para o restabelecimento das funções ecológicas em áreas recuperadas e na restauração de um ecossistema é fundamental para avaliação do estado de recuperação do ecossistema restaurado.

A área de abrangência do projeto insere os municípios de Cachoeiras de Macacu, Magé, Itaboraí e Maricá, na região Metropolitana do Rio de Janeiro. Essa região hidrográfica é responsável pelo abastecimento de água de quase três milhões de pessoas na porção Leste da Baía de Guanabara. Segundo dados históricos, a sub-bacia Guapi-Macacu destaca-se por sua disponibilidade hídrica para outras regiões em quantidade e qualidade.