CAMPUS MARICÁ

Solidariedade

Alunos do IFF Maricá promovem ações sociais para crianças, idosos e animais de rua

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 03/11/2023 07h00, última modificação 03/11/2023 10h43
Entrega de itens arrecadados durante o Festival da Cultura Corporal do campus foi realizada em quatro instituições da região.
Entrega de arrecadação por alunos do IFF Maricá

O Lar dos Pequeninos foi uma das instituições atendidas pelas campanhas realizadas pelos estudantes

Um importante exercício de cidadania marcou, nesta quarta-feira, 1º de novembro, o fechamento do ciclo de ações sociais propostas e realizadas a partir do Festival de Cultura Corporal, evento de Educação Física realizado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, ao longo do mês de setembro, com a participação de todas as turmas de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus.

A promoção de campanhas de solidariedade entre os alunos era uma das propostas do Festival e culminou, nas últimas semanas, com a entrega de quatro conjuntos de ações voltadas respectivamente a crianças, nesta quarta-feira; pessoas com necessidades específicas e idosos, em outubro; e animais de rua, no fim de setembro. A ação deste 1º de novembro envolveu a turma do 2º ano de Edificações, que esteve no Lar dos Pequeninos, uma instituição filantrópica localizada em Itaipuaçu.

Acompanhados pela professora de Educação Física do campus e idealizadora do Festival, Regiane Costa, os estudantes entregaram itens arrecadados no IFF Maricá, como alimentos, brinquedos e material de manutenção, além de conhecer e brincar com as crianças atendidas pela creche-escola. A arrecadação de fundos para a compra do material foi obtida com doações da comunidade interna do campus e a venda, durante os jogos, dos "cupcakes do Shrek", bolinhos inspirados no mascote da equipe de Edificações.

"O intuito da doação foi a contribuição para a manutenção do Lar dos Pequeninos, visto que, como estudantes, entendemos a importância da educação em nossas vidas e como ela é essencial para a construção do que somos. Logo, vemos que apoiar o contínuo funcionamento de um estabelecimento que garante a educação é mais do que uma luta, é um dever", contou a aluna Maria Eduarda, do 2º ano de Edificações, que fez parte do grupo encarregado de levar as doações.

Turmas definiram campanhas e locais de entrega

A primeira ação foi feita no dia 30 de setembro, quando estudantes do 2º ano de Meio Ambiente estiveram num sítio de acolhimento de animais resgatados em situação de rua para levar uma cesta com remédios, produtos de higiene, brinquedos, potes de alimentação, petiscos, coleiras, camas e sacos de ração. A escolha pelo local teve o objetivo de auxiliar protetores voluntários que atuam em Maricá.

Enquanto isso, os alunos da 1A de Meio Ambiente voltaram suas atenções para os idosos. Eles arrecadaram fraldas e alimentos para a Casa de Repouso Lar da Jô, localizada no bairro do Caju, onde estiveram no dia 4 de outubro para passar uma tarde com os internos e fazer a entrega do material. Já para a 1B de Meio Ambiente, turma campeã  no ranking geral de pontos dessa 1ª edição do Festival de Cultura Corporal, a viagem foi um pouco mais longa: no dia 11 de outubro, eles pegaram estrada rumo à Associação Pestalozzi de Niterói, no bairro do Badu, onde realizaram atividades de integração com crianças, adolescentes e adultos atendidos pelos serviços sociais da instituição e deram a eles livros, jogos e brinquedos como presentes.

"Concluindo a entrega/visitação das ações sociais, o sentimento que reverbera é de aprendizado e esperança diante da construção coletiva realizada pelas turmas, somando forças, zelando pela caridade e fraternidade e se envolvendo em pautas sociais. Um convite que foi lançado às turmas, num primeiro momento, e ressignificado potencialmente, a partir de tudo que as turmas produziram com comprometimento e seriedade. Para mim, uma surpresa feliz em partilhar o que foi planejado por cada turma, indo além da entrega das doações, conhecendo a realidade dos sujeitos-espaços-tempos envolvidos, interagindo e se afetando", destacou a professora Regiane Costa.

Festival terá 2ª edição em dezembro

O Festival de Cultura Corporal aconteceu entre os dias 6 e 27 de setembro como parte do conteúdo da disciplina de Educação Física, envolvendo todos os estudantes de 1º e 2º ano dos Cursos Técnicos como participantes, além das turmas de 3º ano como convidadas. A contagem de pontos incluiu disputas interclasses de corrida, handebol, cabeçabol e queimada, além de organização da torcida, originalidade do mascote e a promoção das ações sociais.

A previsão é que a 2ª edição do evento aconteça em dezembro, novamente com disputas de modalidades tradicionais e de outras que serão recriadas, entre elas o volençol, uma espécie de voleibol cooperativo, em que cada uma das equipes segura um lençol esticado para rebater a bola para o adversário, em vez de usar diretamente as mãos. As turmas de 1º ano deverão ter jogos de futsal masculino e feminino, além de modalidades recriadas em formato misto. As turmas de 2º ano, além das de 3º ano como convidadas, terão voleibol feminino e masculino, volençol e peteca mistos. As inscrições serão abertas em breve.