CAMPUS MARICÁ

Esporte

Alunos do IFF Maricá têm aula externa de Educação Física em Campeonato Brasileiro de Handebol

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 14/11/2023 18h11, última modificação 14/11/2023 19h13
Diretamente da arquibancada, estudantes aprendem sobre as regras do esporte e esquemas táticos, como parte do conteúdo dos 'Jogos de Arremesso', um dos tópicos que fazem parte da disciplina.
Alunos do IFF no Campeonato Brasileiro de Handebol

Os alunos tiveram a aula externa sobre handebol diretamente da arquibancada da arena Flamengo

A sala de aula, ou melhor, a quadra de aula de Educação Física ficou diferente para os estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá nesta terça-feira, 14 de novembro. A turma de 2º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações foi levada pela professora Regiane Costa para acompanhar os jogos do Campeonato Brasileiro de Handebol, categoria Cadete, que está acontecendo na Arena Flamengo, até o próximo sábado, dia 18. Na quinta-feira, pela manhã, será a vez dos alunos de Meio Ambiente.

Diretamente da arquibancada, os estudantes aprendem sobre as regras do esporte e esquemas táticos, entre diversos outros pontos, como parte do conteúdo dos "Jogos de Arremesso", um dos tópicos que fazem parte da disciplina de Educação Física. O torneio nacional está reunindo, em Maricá, as melhores equipes masculinas e femininas da categoria de todo o país, que foram classificadas nas Taças Regionais.

Atleta do time de handebol do IFF Maricá, atual vice-campeão dos Jogos Intercampi do IFF (JINIFF), a aluna Vivian Damasio conta ter ficado empolgada com a aula externa.

“Está sendo incrível essa oportunidade de acompanharmos times do Brasil inteiro, que fazem jogos de altíssimo nível, e aprendermos ainda mais sobre o handebol. É também um estímulo para nós que treinamos no IFF. Este ano, o JINIFF abriu meus olhos para o handebol, que é hoje um esporte que tenho me empenhado muito”, afirma Vivian.

A professora Regiane Costa explica que, na perspectiva da espiralidade do conhecimento, a oportunidade de trabalhar com as turmas num evento esportivo como esse fortalece a prática pedagógica, a partir das interpretações que os estudantes vão tecendo em seus comentários e em seus olhares curiosos e vibrantes.

"Esta semana as aulas de Educação Física para os 2º anos têm um sentido diferenciado: vivenciar jogos do campeonato brasileiro sediado no município. Uma experiência grandiosa para os estudantes aprofundarem os conteúdos trabalhados nas aulas, ampliando a noção tática e técnica da modalidade, a partir dos jogos de uma das principais competições do país tão pertinho de nós", ressalta a professora, acrescentando: "Muito interessante o diálogo durante os jogos sobre os lances e as correlações que fizeram com as aulas e com algumas situações do Festival da Cultura Corporal que realizamos recentemente. Um transbordar de conhecimento nessa aula externa e de reflexão, que motivarão nossas próximas ações esportivo-culturais".

Nesta terça-feira, a turma de Edificações acompanhou os jogos entre as equipes dos clubes Português/FMO, de Pernambuco, e Rio Verde, de Goiás, no masculino, e novamente o clube Português/FMO, no feminino, dessa vez contra o Thalia, do Paraná. A abertura oficinal do evento acontece também nesta terça-feira, a partir das 19h. As partidas são abertas ao público em geral, com entrada franca e seguem até sábado, 18 de novembro, na Arena Flamengo.

A realização do Campeonato Brasileiro de Clubes Cadete de handebol é uma iniciativa da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e da Federação de Handebol do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).