CAMPUS MARICÁ

Pesquisa Científica

Alunos e professores do IFF Maricá participam de roda de conversa do Prêmio Novos Pesquisadores

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 23/06/2022 17h04, última modificação 23/06/2022 18h10
O evento aconteceu no auditório do Banco Mumbuca, no Centro, e contou com a participação de estudantes dos níveis Fundamental e Médio que estão na disputa pelo prêmio, que será entregue em dezembro.
Roda de conversa com alunos do IFF Maricá

A roda de conversa teve a presença de alunos e professores do IFF. Foto de divulgação: Anselmo Mourão/ Prefeitura de Maricá

Estudantes e professores do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá participaram na tarde desta quarta-feira, dia 22 de junho, de uma roda de conversa sobre a pesquisa científica, dentro da programação da 5º edição do Prêmio Novos Pesquisadores, promovido pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações. O evento aconteceu no auditório do Banco Mumbuca, no Centro, e contou com a participação dos 44 inscritos na disputa pelo prêmio, que será entregue em dezembro.

Idealizadora da roda de conversa e integrante da banca examinadora, a professora do IFF Maricá Raquel Feitas ressaltou a importância de ações como o Prêmio Novos Pesquisadores serem permanentes.

“É necessário que haja ainda mais estímulo à pesquisa, pois a ciência deve ser uma coisa ininterrupta, uma vez que as demandas dela não param. Esse encontro nos serve para mostrar como funciona uma pesquisa e qual a melhor maneira de prepará-la”, justificou a professora.

Durante sua apresentação, Raquel forneceu dicas aos participantes sobre como elaborar um artigo científico. A roda de conversa foi realizada em dois turnos, já que o prêmio é dividido em duas categorias: pela manhã, foi a vez dos estudantes do Ensino Fundamental, enquanto a parte da tarde foi dedicada ao bate-papo com os integrantes do Ensino Médio/ Técnico.

Segundo a coordenadora do Novos Pesquisadores, Victória Reis, a apresentação foi um sucesso.

"Muitos dos participantes nunca tiveram contato com a escrita científica, então o evento teve o objetivo justamente de mostrar que não é nenhum bicho de sete cabeças. A apresentação da professora Raquel foi muito dinâmica, com linguagem acessível e despertou grande interesse nos participantes, que aproveitaram para fazer muitas perguntas. Recebemos um retorno extremamente positivo, tanto dos alunos quanto dos orientadores e diretores das escolas, inclusive já pedindo uma nova roda de conversa com a professora", contou Victória Reis.

Aluno do 1º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente do IFF Maricá, Fellipe dos Anjos Coelho, de 15 anos, foi um dos convidados a compor a mesa de palestrantes na roda de conversa da manhã. Isso porque, no ano passado, o estudante foi o terceiro colocado no Prêmio Novos Pesquisadores, representando a Escola Municipal João da Silva Bezerra. Segundo ele, a produção do artigo científico foi um processo exaustivo e desafiador, mas também muito prazeroso.

“Concordo que é preciso superar o nervosismo, porque pode atrapalhar. Quando ficava nervoso, eu dizia para mim mesmo ‘eu sou o cara’, porque sabia que era capaz e consegui, assim como todos aqui também podem. É algo que marca a vida para sempre e meu sentimento hoje é de realização”, disse o jovem.

Pesquisa do IFF ficou com o 1º lugar em 2021

O IFF Maricá tem seis alunos concorrendo ao Prêmio Novos Pesquisadores na edição deste ano. Em 2021, três artigos produzidos no campus ficaram entre os dez finalistas, sendo um deles o grande vencedor. Escrito pela então aluna do 3º ano de Edificações Caroline Costa Barbosa, sob orientação do servidor Gabriel Gonçalves da Silva, o trabalho "O autismo em Maricá: a importância do diagnóstico precoce" foi o primeiro colocado da categoria Ensino Médio.

O Prêmio Novos Pesquisadores visa estimular a inclusão dos estudantes da Educação Básica em ações e processos que integram o campo da pesquisa científica, desenvolvendo a criatividade, curiosidade, o interesse e resgate histórico, o questionamento da realidade, o conhecimento de técnicas e instrumentos metodológicos e científicos. Os três primeiros colocados de cada categoria, além do orientador, receberão um notebook e um certificado como prêmio. Após as inscrições, o artigo científico deverá ser entregue de forma impressa até o dia 12 de agosto.

* Texto elaborado pela Comunicação Social do Campus Avançado Maricá com parte das informações apurada pela Comunicação Social da Prefeitura de Maricá (https://www.marica.rj.gov.br/2022/06/22/candidatos-ao-premio-novos-pesquisadores-participam-de-roda-de-conversa/).