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Campus promove mesa-redonda sobre política curricular

por ferdinanda fernandes maia publicado 21/12/2015 14h53, última modificação 21/12/2015 15h37
Durante o evento foram debatidos assuntos relacionados ao tema da integração curricular e Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Convidados debatem a integração curricular

A mesa-redonda, mediada pela coordenadora de Extensão do campus Avançado Maricá, Regiane Costa, teve como tema “Políticas de currículo e produção de sentidos sobre a integração curricular e a BNCC". O evento contou com a presença de servidores e gestores da rede municipal de educação de Maricá.

A pró-reitora de Ensino do IFFluminense, Ana Campinho, falou sobre as políticas de currículo no Instituto. O diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus Santo Antônio de Pádua, Arthur Rezende, abordou a integração curricular e contou a experiência do seu campus com a Politecnia. A mesa-redonda contou, ainda, com a participação das professoras do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ, Rosane Evangelista Dias e Rita de Cássia Frangella, que discutiram a formação de professores e as políticas de currículo no Brasil.

Para a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus Avançado Maricá, Fernanda Rabelo, o evento discutiu temas pertinentes e importantes paras as instituições educacionais, como as dificuldades na formação de professores que contemplem as demandas do ensino atuais, as questões relativas ao saber-fazer do IFFluminense, e a compreensão do campo de disputas gerado pela formação de currículos em âmbito nacional, como o caso da BNCC - documento divulgado pelo MEC em outubro deste ano e que está disponível para Consulta Pública até 15 de março de 2016.

“Além das políticas de currículo, foi possível compreender melhor os caminhos que o IFF percorreu em termos de mudanças curriculares, e entender que, na verdade, este tema envolve um campo de disputas fortes na educação, trazendo indagações como: para quê formar, como formar e com quais objetivos, a partir de matrizes curriculares específicas propostas pelos governos e de mudanças ligadas a uma integração curricular”, afirmou Fernanda.