CAMPUS MARICÁ

Pesquisa e Extensão

Clube de Astronomia do IFF Maricá inaugura uso de telescópios próprios e recebe astrônomo da UFRJ em evento de observação noturna do céu

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 18/03/2024 17h48, última modificação 18/03/2024 20h48
O evento contou com a participação de integrantes do Clube de Astronomia e de alunos dos Cursos Técnicos noturnos de Guia de Turismo e de Meio Ambiente do campus.
Inauguração de telescópio do IFF Maricá

O IFF Maricá recebeu dois telescópios para uso em atividades de seu Clube de Astronomia

As noites estão mais estreladas no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá! Isso porque, na última sexta-feira, 15 de março, o Clube de Astronomia Nelson Travnik, projeto desenvolvido por docentes e alunos no campus, deu início ao uso de seus dois primeiros telescópios próprios.

A inauguração foi em grande estilo, com um evento de observação noturna do céu, em parceria com o astrônomo da UFRJ e doutor em Astrofísica Daniel Mello e da guia de turismo especializada em atrativos naturais Fabíola Gomes, ambos da Agência AstroTrilhas, a primeira especializada em Astroturismo no Estado do Rio. O evento contou com a participação de integrantes do Clube de Astronomia e de alunos dos Cursos Técnicos noturnos de Guia de Turismo e de Meio Ambiente do IFF Maricá.

"Com a vinda dos profissionais do AstroTrilhas, nossos alunos do Clube de Astronomia e do Harpia Team, que vai concorrer à Competição Human Exploration Rover Challenge, tiveram a chance de aprender muitas coisas interessantes, por exemplo, qual a diferença entre os telescópios, quais as constelações visíveis no hemisfério sul do planeta... Enfim, muitas informações relevantes e uma atividade que consegue ao mesmo tempo trabalhar a divulgação científica e produzir o encantamento com relação à Astronomia", destacou a professora Elane Carvalho, coordenadora do Clube.

De acordo com a professora, estão sendo programados novos eventos do projeto em parceria com a AstroTrilhas, para divulgação científica no IFF Maricá.

"O projeto deles reúne duas coisas incríveis: o encantamento com a Astronomia e a ida a Unidades de Conservação no Estado do Rio de Janeiro. O turismo pode ser científico também", ressaltou.

O astrotur guiado pelas estrelas realizado pela AstroTrilhas compreende uma viagem pela história da Astronomia e uma leitura das constelações e suas mitologias através do uso do apontador estelar. Na sequência, são utilizados telescópios, binóculos e astrofotografia para mostrar os detalhes não revelados por nossos olhos, propiciando uma viagem no espaço e no tempo ao redor da nossa posição na Via Láctea. A atividade também convida o público para uma conversa importante e elucidativa sobre a poluição luminosa, seus impactos e dicas que podem ser praticadas por todos para a diminuição dos seus efeitos.

Crédito da foto: Divulgação Daniel Mello/ AstroTrilhas

Crédito da Imagem: Divulgação/ Daniel Mello/ AstroTrilhas