CAMPUS MARICÁ

Composteira de uso comunitário entra em funcionamento no IFF Maricá

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 11/12/2023 13h30, última modificação 11/12/2023 13h36
Composteiras entram em uso no IFF Maricá

As composteiras ficam na área externa dos fundos do futuro Restaurante Estudantil

Estudantes, servidores e funcionários contratados do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá já podem utilizar a composteira comunitária produzida pela equipe do projeto de pesquisa "Desenvolvimento de Projetos Maker - soluções para um campus mais sustentável" e instalada nos fundos do futuro Restaurante Estudantil do IFF Maricá. O espaço é destinado ao reaproveitamento de restos de alimentos, como frutas e verduras, borra de café com o papel filtro e cascas de ovos, para a produção de adubo orgânico.

"A ideia é que nossa comunidade interna tenha autonomia para alimentar a composteira e, a partir dessa produção, o composto orgânico gerado seja encaminhado para doação como adubo e também numa futura horta que pretendemos implantar no campus", explica o professor André Coelho, coordenador do projeto, que conta ainda com os bolsistas Tamires Monteiro, Ana Clara Lima e Pedro Matos.

A pesquisa "Desenvolvimento de Projetos Maker - soluções para um campus mais sustentável" teve início este ano no campus, com o objetivo de semear na comunidade interna conhecimentos relacionados à preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que são oferecidas soluções que podem ser replicadas na rotina de casa. Existe a previsão ainda de criação de parcerias para coleta e encaminhamento para reciclagem de resíduos gerados no IFF Maricá, como plásticos, metais e papel. O trabalho da equipe pode ser acompanhado também pelo Instagram, no endereço @ledambiente.

O que é a compostagem: é uma técnica em que o resíduo orgânico é degradado biologicamente por microrganismos, como fungos e bactérias, até se transformar em adubo natural. Esse composto produzido de forma orgânica pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, no lugar de produtos que tenham em sua composição aditivos químicos, como agrotóxicos.

O que NÃO pode entrar na composteira: é proibido colocar itens como carnes, lácteos (queijo e leite, entre outros produtos), óleos, gorduras, cítricos e comida temperada.