Notícias
I Afro IFF marca debates em Maricá
Com o tema Lei 10639/03, o que temos com isso?, o encontro envolveu a participação de alunos e servidores e estimulou discussões sobre a importância de se debater relações étnico-raciais no Brasil, questionar o preconceito racial e promover a valorização da identidade afro-brasileira.
Pela manhã, uma apresentação musical abriu o início das atividades, que foram sequenciadas por mesas-redondas sobre Racismo e Religião, ministrada pelos professores André Tinoco e Fausto Cafezeiro (Uerj/FFP), e sobre Cabelos Étnicos, coordenada por Elizabeth Timbó, professora da rede estadual de ensino, e por Keila Figueira, professora de Química do campus. Houve também uma oficina de turbantes e um debate sobre o filme Eu, escrava.
À tarde, a programação continuou com sarau de poesias, leitura de cordéis sobre valorização da identidade afro-brasileira feitos por alunos do campus, ensaio de fotografias com críticas ao preconceito racial e desfile de moda inspirada no tema África.
"O evento foi muito importante para a conscientização de nossos alunos sobre a importância da valorização de nossas referências étnico-culturais afro-brasileiras e para uma reflexão crítica relativa ao preconceito racial, muitas vezes sutil e silencioso, que se manifesta em nossa sociedade de forma subjetiva, e que deve ser fortemente combatido”, afirma Fernanda Rabelo, diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus.
Apresentação musical marcou o início das atividades
IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais
(Publicado em: 30/11/2015)
— registrado em: I Afro IFF, Maricá