Notícias
Gestão
Em visita ao Campus Maricá, auditor-chefe do IFF anuncia novidades para 2026
Mendel Aleluia e Artur Crespo, ao centro, com os servidores Gabriel Gonçalves e Rúlio Gustavo.
O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Maricá recebeu nesta quarta-feira, 12 de novembro, a visita de Artur Crespo, chefe da Auditoria Interna da Instituição, que é o setor responsável por avaliar e monitorar a eficácia da governança, do gerenciamento de riscos e dos controles internos.
A visita de Crespo faz parte de uma rodada que o auditor-chefe tem feito nos campi do IFF com o objetivo de apresentar os serviços da Auditoria e, também, entender o contexto local de cada unidade.
“Assim, garantimos que nossos trabalhos levem em consideração a realidade específica de Maricá, resultando em auditorias mais eficazes e adequadas”, explica Crespo.
Uma novidade trazida na visita foi o anúncio de que, a partir do ano que vem, a Auditoria passa a ofertar um serviço de assessoramento técnico especializado aos diretores-gerais.
“Para garantir esse suporte contínuo, o Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT) 2026 já prevê a alocação de 840 horas dedicadas exclusivamente a esse apoio estratégico. É uma nova iniciativa para fortalecer o controle interno e a governança em sua gestão”, ressalta.
Melhoria na comunicação é um dos pontos centrais
Em Maricá, o auditor-chefe foi recebido pelo diretor-geral do campus, Mendel Aleluia, que o levou para conhecer a estrutura física da unidade e contou sobre os desafios para a construção e consolidação do campus.
Ainda de acordo com Crespo, outro ponto central da visita aos campi do IFF é a melhoria da comunicação. De acordo com o auditor-chefe, a ideia é reduzir as distâncias físicas, aproximando a Auditoria Interna dos gestores.
“Esta aproximação é fundamental para fomentar uma relação de transparência e colaboração, permitindo que a Auditoria atue de forma mais consultiva e estratégica junto à gestão”, explica.
A Auditoria Interna do IFF tem sua sede em Campos dos Goytacazes e, em seu dia a dia de atuação, avalia riscos, propõe melhorias nos processos e monitora controles internos para garantir que os recursos do Instituto sejam bem aplicados e que o trabalho de todos contribua para alcançar os objetivos institucionais. Mais informações podem ser obtidas AQUI.