CAMPUS MARICÁ

Notícias

Ciência e Tecnologia

Equipes do IFF Maricá conquistam vice-campeonato em Jornada da Mostra Brasileira de Foguetes

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Maricá publicado 13/02/2025 20h55, última modificação 13/02/2025 21h02
Evento aconteceu entre os dias 3 e 6 de fevereiro em Barra do Piraí, no interior do Rio, reunindo estudantes de todo o país.
Alunos do IFF Maricá na Jornada de Foguetes

Os estudantes do IFF Maricá com a professora Elane Carvalho na Jornada de Foguetes

Quatro estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Maricá conquistaram o vice-campeonato na 66ª Jornada de Foguetes, uma competição nacional que faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e que aconteceu entre os dias 3 e 6 de fevereiro, em Barra do Piraí, interior do Estado do Rio.

Pedro Lucas Sá e Lucas Ferreira, do Curso Técnico Integrado em Edificações, e Yris Werneck e Júlia Lopes, do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, foram os únicos representantes da cidade de Maricá na competição, em que estudantes de todo o país precisaram construir mini foguetes com itens como garrafas de plástico e fita isolante para serem lançados, obliquamente, o mais distante possível, a partir de uma base fixa.

O evento é organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira e pela Agência Espacial Brasileira e teve ainda em sua programação uma série de oficinas, palestras e apresentações para os participantes. Os estudantes do IFF Maricá competiram, em duplas, sob supervisão da professora Elane Carvalho, que também é coordenadora do Clube de Astronomia do campus.

"Como professora de um Instituto Federal, sempre procurei criar internamente para os meus alunos as oportunidades que eu mesma gostaria de encontrar na instituição se eu fosse uma aluna. Sendo esta a nossa primeira participação na Mostra, acabou sendo uma surpresa a medalha de prata para os dois times do campus. Resultado de um trabalho em equipe sólido, grande colaboração e confiança dos pais e responsáveis e também do apoio da Prefeitura de Maricá, através da Codemar. Parabéns, Yris, Júlia, Lucas e Pedro! Muito orgulho de vocês. O investimento em ciência e tecnologia é essencial para o desenvolvimento do país", destaca a professora Elane.

Campus recebeu doação de galileoscópio

Esta etapa da Jornada trouxe novidades, sendo uma delas a possibilidade de tanto professores quanto alunos lançarem seus foguetes. Além disso, o IFF Maricá recebeu como doação da OBA um galileoscópio, que é uma réplica da luneta usada por Galileu há mais de 400 anos. A doação foi feita pelo Ministério de Ciências e Tecnologia, como lembrança pelo Ano Internacional da Astronomia, doada pelo Ministério de Ciências e Tecnologia, e incluiu ainda caixas com kits para lançamento de foguetes de três etapas diferentes da Mostra.

O aluno Lucas Ferreira, um dos integrantes da equipe do IFF Maricá, conta que mais importante do que o título foi aprendizado adquirido na competição.

"Na competição, vimos equipes muito fortes, com bases de lançamento incríveis e foguetes impressionantes, mas não abaixamos a cabeça e continuamos firmes para que pudéssemos alcançar o nosso melhor resultado, e mesmo que não conseguíssemos supera-los, o mais importante era dar o melhor de nós mesmos. Felizmente, conseguimos bons resultados, ficando com a vice-colocação", ressalta o estudante, acrescentando que gostaria que mais alunos do Instituto participassem da Jornada, criando seus modelos, alcançando marcas cada vez maiores e principalmente aprendendo.

Também representante do IFF Maricá na Jornada, Yris Werneck destaca que a garra das equipes na competição.

"Só tenho expressar uma enorme gratidão pela professora Elane, que nos acompanhou até o fim mesmo com todas as dificuldade. E, mesmo sendo duas equipes distintas, fomos com o objetivo de coletividade, torcendo e vibrando com os lançamentos e tornando a nossa amizade mais forte, apoiando uns aos outros. Esperamos que esse legado não acabe aqui e que apareça novos interessados no espaço assim como nós", afirma a aluna de Meio Ambiente.

A professora Elane lembra que a conquista do vice-campeonato ocorre pouco mais de um ano após a implantação do Clube de Astronomia Nelson Travnik, do IFF Maricá.

"Temos expectativa de trazer novos alunos pra participar de nossas atividades de extensão, e faremos muitas visitas técnicas neste ano de 2025. Além disso, com o apoio da Incubadora de Robótica do município de Maricá, poderíamos incrementar as aletas e o bico dos foguetes, aperfeiçoando a aerodinâmica dos mesmos. Tenho certeza de que o ICTIM irá nos apoiar, bem como as Secretarias de Ciências e Tecnologia e da Juventude, em Maricá. Só temos perspectivas de crescimento e também a expectativa de trazer melhores resultados nessa edição de 2025! Minha mais profunda gratidão", conta a professora.