CAMPUS MARICÁ

Visita Técnica

Estudantes de Edificações do IFF Maricá têm aula prática em casarão projetado por Oscar Niemeyer

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 12/05/2023 21h02, última modificação 12/05/2023 21h34
Turma do 3º ano participou de visita técnica à Casa Darcy Ribeiro, uma construção histórica em frente à Praia de Cordeirinho, que está passando por reformas para se tornar um museu interativo.
Visita Técnica do IFF Maricá à Casa Darcy Ribeiro

Os estudantes percorreram toda a obra de reforma e ampliação do museu

Uma obra de Oscar Niemeyer, considerado um ícone da arquitetura moderna mundial, foi o cenário da aula de Desenho Arquitetônico, nesta sexta-feira, 12 de maio, para os alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. A turma participou de uma visita técnica à Casa Darcy Ribeiro, uma construção histórica em frente à Praia de Cordeirinho, em Maricá, que está passando por reformas para se tornar um museu interativo.

Professora responsável pela atividade, Carla Almeida conta que o objetivo da aula externa foi proporcionar aos estudantes a oportunidade de fazer as medições in loco para serem utilizadas em um projeto que será trabalhado, ao longo do semestre, em sala de aula.

"Termos uma obra de Oscar Niemeyer tão perto de nós é um privilégio enorme. Então, fizemos a escolha de trabalhar com esse objeto arquitetônico, tanto pelo seu valor histórico, quanto pelas especificidades e a complexidade da construção, já que é um casa construída com paredes em curvas", conta a professora, explicando que a atividade continuará, na sequência, em sala de aula: "Os alunos fizeram as medições no local e também a elaboração dos croquis, que são desenhos esboçados à mão. Nas próximas aulas, já no laboratório de informática do campus, eles passarão esses dados para os programas, elaborando seus projetos. Dessa forma, combinando a prática com a teoria, a aprendizagem deles é mais completa".

Construída há cerca de 30 anos, a Casa Darcy Ribeiro está em obras desde o ano passado, com a incorporação de um prédio anexo onde funcionará o Centro Cultural Berta Gleizer, nome dado em homenagem à primeira esposa de Darcy. Futura gestora da casa-museu, a professora Rita Rosa foi quem recebeu os estudantes do IFF, nesta sexta-feira, e explicou um pouco mais sobre a história do casarão.

"Essa visita técnica do IFF está sendo muito importante para nós, pois é a primeira vez que abrimos nossas portas para uma aula prática com alunos de Edificações. E nossa ideia é que esse seja um primeiro movimento de uma série de visitas que queremos organizar para estudantes da região, assim que a obra for concluída. Aqui, teremos um museu totalmente informatizado e interativo, contando sobre a vida e a obra de Darcy Ribeiro, além do centro cultural com espaços para exposições, auditório, salas de gravação, entre outros", explica Rita Rosa.

Aprendizagem técnica e histórica

Os estudantes do IFF tiveram também a companhia, durante toda a visita, do engenheiro civil e assessor especial da presidência da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Felipe Noujaim, que é responsável pelas obras da companhia, entre elas a da casa-museu. O engenheiro deu detalhes sobre o projeto, auxiliou nas medições e tirou dúvidas de alunos, junto com a professora Carla Almeida.

"Essa é uma obra emblemática e muito desafiadora para nós. E podermos proporcionar a estudantes de Edificações a oportunidade de aprender na prática sobre conceitos técnicos, num projeto de Oscar Niemeyer, ao mesmo tempo em que têm a oportunidade de conhecer mais sobre a história de Darcy Ribeiro, uma personalidade tão importante que escolheu Maricá para viver, nos traz uma alegria imensa", ressalta o engenheiro.

Falecido em 1997, o antropólogo, historiador, sociólogo, escritor e político brasileiro Darcy Ribeiro escolheu o casarão em frente à Praia de Cordeirinho para morar em seus últimos anos de vida. A construção histórica fica localizada na Rua 119 e, atualmente, está fechada para visitação, em decorrência das obras de reforma e ampliação que estão sendo realizadas pela Codemar, para transformá-la em museu.