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Estudantes do Ensino Técnico e da Pós-Graduação do IFF Maricá retornam às aulas 100% presenciais

Retorno Seguro

Primeira semana do ano letivo de 2022 trouxe vida nova e reencontros aos corredores e espaços de ensino do campus.
por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 14/04/2022 20h20, última modificação 14/04/2022 20h20
Show image carousel A estudante Yulle participou da construção de uma carta coletiva sobre as expectativas pelo retorno das aulas presenciais

A estudante Yulle participou da construção de uma carta coletiva sobre as expectativas pelo retorno das aulas presenciais

O tão aguardado retorno das atividades acadêmicas 100% presenciais deu vida nova aos corredores e espaços de ensino do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá ao longo desta semana. Cerca de 300 estudantes — entre calouros e veteranos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações e em Meio Ambiente — iniciaram na última segunda-feira, 11 de abril, as aulas do ano letivo de 2022. E nesta quinta-feira, 14, teve mais boas-vindas, desta vez para os pós-graduandos em Literatura, Memória Cultural e Sociedade, que começaram a formação em novembro de 2021, ainda no modelo de ensino remoto, e agora têm também suas aulas no formato presencial.

"Tivemos uma primeira semana de aulas presenciais que foi até mesmo além das expectativas. Na segunda-feira, início da retomada, vim bem cedo e pude acompanhar os alunos chegando entusiasmados nos ônibus, cheios de alegria. Apesar dos desafios que estão postos, tivemos um resultado muito positivo, com toda a nossa comunidade voltando a ocupar esses espaços e dando continuidade à construção de nosso Campus Maricá com a efetividade que ele precisa ter para nossa região", destacou o diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum Bittencourt.

Desde 2020, em decorrência dos reflexos da pandemia da Covid-19, os estudantes de todo o Instituto cursavam Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), que passaram a ser combinadas a Atividades Pedagógicas Presenciais (APP) nos últimos meses. Muitos deles, inclusive, ingressaram no IFF ainda no modelo de ensino remoto e tiveram atividades presenciais pontuais durante a fase de retorno gradual e seguro na parte final do ano letivo de 2021.

Expectativa pelo retorno

Yulle Farias e Souza, de 17 anos, é uma entre tantos estudantes do campus que pela primeira vez estão vivenciando o IFF Maricá em pleno funcionamento presencial. Ela cursa o 2º ano do Ensino Técnico Integrado em Meio Ambiente e não esconde a alegria pela volta à rotina diária em sala de aula. Até porque, vontade era o que não faltava. Ainda em 2021, quando começou o planejamento institucional para o retorno das aulas presenciais, Yulle e um grupo de 60 estudantes do IFF Maricá construíram uma carta coletiva contando sobre as expectativas para essa retomada.

"Eu não havia tido aulas presenciais no ano passado, então não sabia como era estar no IFF pessoalmente. Durante a construção da carta, ao ouvir do pessoal mais antigo sobre como era o dia a dia no campus antes da pandemia, a expectativa de todos disparou. Hoje, estou encantada com o IFF e com o meu curso, tanto que já quero seguir minha formação universitária numa área relacionada a meio ambiente", conta a jovem.

A carta coletiva intitulada "Quando voltarmos à escola..." foi planejada e escrita durante uma oficina on-line realizada em novembro passado, na VI Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do IFF Maricá, sob mediação da professora Regiane de Souza Costa, dentro de um projeto de pesquisa com fomento da Faperj do qual Yulle é bolsista, junto com os colegas Maria Eduarda Menezes Cunha e Talles Lannes Guastavino. O texto também foi transformado num vídeo pelos bolsistas, que está disponível na página do projeto no Instagram, AQUI.

Acesse AQUI a íntegra a carta coletiva "Quando voltarmos à escola...", dos alunos do IFF Maricá

"A carta surgiu como uma proposta para expressar os desejos, os sentimentos e a esperança com o retorno à escola, após o período de isolamento social devido à pandemia. A ideia de uma carta, além de comunicar uma mensagem, seria aproximar, afetar e acolher, demonstrando carinho e partilhando traços de memória com as experiências no/do/com o IFF. Foi uma produção coletiva, problematizando a nossa saudade, a nossa esperança, a amorosidade com a nossa escola e potência da interação social que tanto marca a nossa corporeidade e as relações que estabelecemos uns com os outros e com o meio", explica a idealizadora do projeto, a professora da área de Educação Física Regiane Costa.

A docente, que este ano trabalhará em suas pesquisas o tema "Memórias de uma Pandemia: a escola do sentir frente aos desafios contemporâneos", conta que o retorno às aulas 100% presenciais trouxe um mix de sensações, uma redescoberta a partir dos princípios que defendemos e reafirmamos para a escola pública.

"Após um período tão adverso para todos nós, pisar na escola, senti-la e ocupá-la traduz um sentimento de alegria por estarmos num lugar tão nosso, independente de quanto tempo passe. Temos e teremos desafios com essa retomada, pois não se trata de retorno ao que era antes, mas de como estamos e dialogamos com as experiências vividas durante a pandemia e seus desdobramentos. Não somos os mesmos, a escola não é a mesma e a realidade convoca a pensar-agir-sentir de maneiras outras. É por isso que estarmos juntos, no chão da escola, é tão importante: a construção precisa ser coletiva, crítica e multirreferenciada", destaca Regiane.

Aulas da pós-graduação

Para os pós-graduandos em Literatura, Memória Cultural e Sociedade, o marco do retorno presencial foi nesta quinta-feira, 14. Moradora de Maricá e graduada em Letras, Izabella Araújo, de 41 anos, viu na pós-graduação do IFF uma oportunidade de ampliar sua formação sem precisar sair do município. Após os primeiros meses de curso com aulas on-line, ela e toda a turma se readaptam, agora, ao ensino presencial. 

"Estamos nessa fase de adaptação, até porque tanto o presencial quanto o remoto têm vantagens e desvantagens. Estudar a distância era de certa forma mais prático, por outro lado a presencialidade nos traz um crescimento diferente, a gente vai ganhando muita bagagem nesse contato direto com os demais alunos e os professores", ressalta a estudante.

O ano letivo de 2022 no IFF Maricá segue até março de 2023, com um período de férias escolares previsto para julho deste ano. Apesar do retorno à presencialidade integral, os campi do IFF permanecem seguindo as normas definidas no Protocolo de Biossegurança do Instituto, entre elas a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial nas dependências do Instituto e a comprovação de vacinação para frequentar as atividades presenciais.