CAMPUS MARICÁ

Notícias

Pesquisa

Estudantes do IFF Maricá apresentam seus artigos na final do 5º Prêmio Novos Pesquisadores

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá, com informações da Prefeitura de Maricá* publicado 10/11/2022 19h13, última modificação 17/11/2022 18h08
Premiação é uma iniciativa da Prefeitura de Maricá com o objetivo de estimular a produção científica entre alunos da educação básica.
Prêmio Novos Pesquisadores

Rafaella Medeiros elaborou artigo sobre políticas públicas da literatura. Foto: Elsson Campos/ Prefeitura de Maricá

Os estudantes e servidores do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá finalistas do 5º Prêmio Novos Pesquisadores encerraram nesta sexta-feira, 10 de novembro, a rodada de apresentação dos artigos para a banca de avaliação da premiação, que é uma iniciativa da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Comunicações.

Essa, que é a última etapa do concurso, teve início na terça-feira, 8 de novembro, no auditório do Banco Mumbuca, e conta com a participação dos 19 finalistas do Prêmio, entre alunos e professores de escolas públicas e privadas de Maricá. A previsão é que o resultado seja divulgado até 18 de novembro.

Uma das finalistas é Rafaella Medeiros, aluna do IFF Maricá, que escolheu como tema as políticas públicas da literatura para escrever seu artigo.

“Elaborei o tema após ver a dificuldade de um amigo, que é escritor, em lançar seus livros. Foi uma trajetória de muita pesquisa, correr atrás das informações e ver as dificuldades. Poder mostrar esse projeto, que realizei até a apresentação final, foi magnífico”, comentou.

Orientadora de Rafaella, a professora de Filosofia do IFF Maricá Iracema Pedrollo destacou a importância de abordar a filosofia no tema de sua aluna.

“Na pesquisa feita pela Rafaella, ela citou os filósofos e escritores Nietzsche e Freud, e eu como professora de filosofia me reconheci e adorei participar dessa etapa. Esses escritores foram fundamentais no auxílio da pesquisa”, ressaltou.

Capacitação para os participantes

O Prêmio Novos Pesquisadores é voltado ao estímulo da produção científica pelos estudantes da educação básica e, desde sua primeira edição, conta com alunos do IFF Maricá entre os finalistas, além de professores compondo a comissão científica. Este ano, houve ainda a participação do Instituto na capacitação dos estudantes inscritos, tanto na categoria de Ensino Fundamental, quanto Ensino Médio, por meio da professora Raquel Feitas, que realizou rodas de conversa sobre a pesquisa científica, durante a etapa de escrita dos artigos.

Membro da comissão científica na edição deste ano do Novos Pesquisadores, a professora de Língua Portuguesa do IFF Maricá Isabela Bastos de Carvalho participou das bancas de avaliação desta semana e elogiou a qualidade dos trabalhos apresentados pelos estudantes.

"O que percebo é que a cada ano a qualidade do trabalho aumenta no Prêmio Novos Pesquisadores. Este ano, apareceram temas muito relevantes, e é nítido que os alunos se empenharam muito. Acredito que o fato de a professora Raquel ter feito a minicapacitação para os participantes ajudou muito nesse resultado. Vimos essa melhora na qualidade tanto na escrita dos artigos, de um modo geral, quanto nas apresentações orais", destacou a professora, que já foi vencedora do prêmio, em edição anterior, como orientadora.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicações, Marcos Ribeiro, ressaltou a importância da apresentação dos artigos à banca examinadora.

“A apresentação é um momento crucial para os alunos, pois além de apresentar o trabalho propriamente dito, mostra a sua espontaneidade para uma bancada. Ficamos muito felizes de realizar mais um prêmio para a cidade. Esperamos a continuação da popularização da ciência, com mais inserção dos alunos da rede de ensino da cidade, dentro dos temas da ciência”, disse o secretário.

Para a coordenadora do projeto, Victória Reis, a apresentação visa avaliar o desempenho dos participantes.

“Essa é a última etapa do projeto e os alunos estão bem soltos. Acredito que a roda de conversa que realizamos no meio do ano tenha auxiliado muito na apresentação. Os artigos apresentados foram muito bons e agora chegamos à última etapa, que é a avaliação”, explicou a coordenadora.

Pesquisa do IFF ficou com o 1º lugar em 2021

O IFF Maricá tem seis alunos concorrendo ao Prêmio Novos Pesquisadores na edição deste ano. Em 2021, três artigos produzidos no campus ficaram entre os dez finalistas, sendo um deles o grande vencedor. Escrito pela então aluna do 3º ano de Edificações Caroline Costa Barbosa, sob orientação do servidor Gabriel Gonçalves da Silva, o trabalho "O autismo em Maricá: a importância do diagnóstico precoce" foi o primeiro colocado da categoria Ensino Médio.

O Prêmio Novos Pesquisadores visa estimular a inclusão dos estudantes da Educação Básica em ações e processos que integram o campo da pesquisa científica, desenvolvendo a criatividade, curiosidade, o interesse e resgate histórico, o questionamento da realidade, o conhecimento de técnicas e instrumentos metodológicos e científicos. Os três primeiros colocados de cada categoria, além do orientador, receberão um notebook e um certificado como prêmio. 

 * Texto elaborado pela Comunicação Social do Campus Avançado Maricá com parte das informações apurada pela Comunicação Social da Prefeitura de Maricá (https://www.marica.rj.gov.br/noticia/premio-novos-pesquisadores-recebe-estudantes-para-apresentacao-de-artigos-cientificos/)