CAMPUS MARICÁ

Estudantes do IFF Maricá são certificados em formação sobre Ecopedagogia

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 23/11/2023 13h42, última modificação 23/11/2023 13h52
A formação foi desenvolvida pela Secretaria de Educação e envolveu reflexões sobre o patrimônio histórico e natural, restinga, sistema lagunar e recursos hídricos, unidades de conservação, racismo ambiental, cultura indígena, agroecologia e hortas pedagógicas.
Curso de Ecopedagogia em Maricá

A atividade envolveu estudantes do 1º ano de Edificações e Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Educação de Maricá fez nesta terça-feira, 21 de novembro, a entrega dos certificado de conclusão do 4º Curso de Ecopedagogia, que contou com a participação de um grupo de estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, acompanhados da professora Elane Carvalho. A cerimônia de encerramento aconteceu na Escola Municipal Carlos Magno, no Centro.

A formação foi desenvolvida pela Gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, em parceria com as Secretarias de Cultura e de Agricultura, Pecuária e Pesca, além da Cooperativa Cooperar, e envolveu reflexões sobre o patrimônio histórico e natural, restinga, sistema lagunar e recursos hídricos, unidades de conservação, racismo ambiental, cultura indígena, agroecologia e hortas pedagógicas.

O 4º Curso de Ecopedagogia foi destinado a profissionais da Educação, estudantes e comunidade em geral. Pelo IFF Maricá, além da professora Elane, participaram Julia Lopes, Yris Beatriz Goulart Werneck e Evellyn Isaene Santiago dos Santos, do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, e Rafael Sant'anna, do Curso Técnico Integrado em Edificações.

"Participar pela segunda desse curso ver me trouxe inúmeros benefícios e vantagens, entre os quais eu poderia enumerar a participação em de aulas incríveis sobre temas variados, como Patrimônio Natural, Cultural e Histórico de Maricá, Restinga de Maricá; Restinga de Maricá e UCs; Racismo Ambiental, Saberes Indígenas na Educação Ambiental; Agroecologia e Hortas na Prática Pedagógica; e também de oficinas maravilhosas, como Grafismo Indígena e Cores da Terra; Produção de Mudas e Composteira. Afora isso, ainda pude visitar com meus alunos a Fazenda Pública Joaquín Piñero e almoçar na Associação dos Pescadores de Zacarias", explica a professora Elane.

A professora destacou ainda a oportunidade de interagir nas atividades com professores da Rede Municipal de Maricá

"São professores que fazem um trabalho com um diferencial enorme, de criatividade, beleza, e impacto ambiental positivo. Meus alunos e eu preparamos como trabalho de conclusão de curso a apresentação do Coletivo Eco CliMaricá, intitulada 'Eco CliMaricá: Educação Ambiental para prevenção e redução de riscos ambientais, controle social sobre royalties do petróleo e aumento da resiliência do município de Maricá'. Os alunos fizeram a apresentação de slides, escolheram um logotipo para o grupo e ainda concluíram com êxito um folder de apresentação do Coletivo. Ou seja, concluíram a tarefa com êxito, mérito e louvor. A finalização dessa etapa inaugura uma nova etapa desse Coletivo, tão altamente promissor", afirma.