CAMPUS MARICÁ

Estudantes fazem visita técnica ao Rio Antigo

por Ascom Reitoria publicado 02/02/2016 09h06, última modificação 02/02/2016 09h06
Os alunos puderam conhecer locais que fizeram parte da história do Brasil, como o Palácio do Catete, a Cinelândia, e a Fábrica de Tecidos Confiança, em Vila Isabel.
Visita técnica ao Rio Antigo

Alunos e professores durante visita ao Museu da República

Com o objetivo de trabalhar temas discutidos nas aulas de História e conhecer locais de sociabilidade importantes da História Imperial e Republicana do Brasil, os alunos do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações do Campus Avançado Maricá, realizaram, no dia 27 de janeiro, uma visita técnica aos bairros e diversos locais do Rio Antigo, no Rio de Janeiro.

Durante a visita, guiada pelo professor de História, Fernando Gil Vieira, que começou no Palácio do Catete, atual Museu da República, os estudantes puderam conhecer alguns edifícios e monumentos emblemáticos do Centro do Rio de Janeiro, como o Theatro Municipal, a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, o atual Centro Cultural da Justiça, o Obelisco e o jardim onde se localizava o antigo Palácio Monroe.

Em seguida, o professor Fernando apresentou aos alunos o Palácio Itamaraty, antiga sede do Ministério das Relações Exteriores, e o prédio da antiga Fábrica de Tecidos Confiança, que hoje abriga um hipermercado, no bairro de Vila Isabel.

De acordo com Fernando, a visita técnica é uma forma de aproximar os alunos do conteúdo curricular, estimulando o interesse pela História. “O passeio foi muito interessante, pois propiciou a continuidade das aulas ministradas no campus, sobre a Primeira República e a Era Vargas. Os estudantes foram apresentados, em sala de aula, a personalidades da história do Brasil, como Getúlio Vargas, Noel Rosa e Juscelino Kubitschek, cujas trajetórias de vida são cristalizadas em construções e monumentos no Rio de Janeiro, Capital Federal até 1960”.

Para a aluna Júlia Lopes, o que mais chamou a sua atenção, durante a visita, foi a beleza das construções antigas. “Estamos estudando a Era Vargas e conseguimos visitar a casa de Getúlio Vargas. Tive a sensação de estar no local que o professor falava em aula, foi muito interessante".

A estudante Débora Lima ressaltou que a visita técnica “foi importante, pois deu para perceber tudo o que o professor explicou durante as aulas, principalmente no hipermercado, que era uma antiga fábrica de tecidos, e a história de Noel Rosa, que esperava todo o dia uma admiradora que trabalhava na fábrica. Gostei muito de visitar a antiga fábrica Confiança e o Palácio do Catete, onde Vargas viveu", afirma Débora.

A visita ao Rio Antigo foi acompanhada, também, pelos professores de Geografia e Sociologia, Tássia Cordeiro e Alessandro Garcia, e pelo técnico em enfermagem do campus, Lennon Pontes.