CAMPUS MARICÁ

Infraestrutura

IFF dá início a projeto piloto para implantação de banheiro de uso individualizado no Campus Maricá

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 27/07/2023 14h16, última modificação 27/07/2023 15h02
Obra no IFF Maricá

O novo modelo será instalado no térreo do bloco principal do campus

O Instituto Federal Fluminense (IFF) deu início à implantação, em seus campi, de um projeto piloto de banheiros com estrutura de uso totalmente individualizada, substituindo, ainda de forma experimental, o atual modelo com espaços de uso coletivo. A primeira unidade está sendo montada no Campus Avançado Maricá e funcionará no térreo do bloco principal, próximo a salas administrativas, salas de aula e laboratórios.

O projeto prevê a instalação de um conjunto com sete banheiros, lado a lado, sendo cada um deles totalmente fechado e com disponibilidade de pia, espelho e vaso sanitário para o usuário. Um desses banheiros terá acessibilidade para pessoas com deficiência. Além disso, haverá uma área extra com mais pias e também fraldários para serem usados por pais e mães que eventualmente estejam com crianças no campus.

"O IFF Maricá está sendo o pioneiro em nosso Instituto numa nova abordagem arquitetônica dos banheiros. Foi projetado um conjunto de unidades individuais para que os estudantes possam ter a sua individualidade respeitada. Vamos manter, no andar de cima do prédio principal, o conjunto dos dois banheiros coletivos, sendo um masculino e o outro feminino, enquanto no térreo haverá esse novo projeto de banheiros individuais", explica o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, que havia comentado inicialmente sobre a proposta durante reunião geral no campus, no dia 12 de julho: "tenho certeza que esse é o caminho mais adequado nesse momento de exigências da individualização das pessoas e respeito que cada uma e cada um necessitam nos tempos atuais".

O diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFF Maricá e, atualmente, diretor-geral substituto, Mendel Cesar Oliveira Aleluia, destaca que o Instituto, à luz de seu projeto pedagógico e das normativas legais em vigor, dá um passo importante no sentido de acolhimento dos anseios da comunidade, em meio ao conjunto de leituras distintas sobre o uso dos espaços de uso segregado.

"Sem nenhum tipo de condescendência com qualquer forma de preconceito, os banheiros de uso individual no IFF Maricá são simultaneamente uma importante experiência arquitetônica e pedagógica", ressalta o diretor.

Obra tem previsão de ser concluída nas próximas semanas

O serviço de adaptação do espaço está sendo executado pela autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), da Prefeitura de Maricá, que é a responsável pela construção do campus. Segundo o diretor de Infraestrutura do IFF, Marcelo da Silva Peixoto, a previsão é que o trabalho seja concluído nas próximas semanas.

"Fizemos um projeto que substitui um conjunto com dois banheiros coletivos por um hall que dará acesso aos banheiros individuais, que contarão com vaso sanitário, lavatório e espelho, além de porta com fechadura e alvenaria até o teto. Os demais banheiros do campus não serão alterados, permanecendo com as mesmas configurações atuais de uso coletivo", explica.

Sobre os banheiros coletivos, o IFF publicou, no dia 13 de julho, uma nota de esclarecimento sobre a questão do direito à utilização de espaços segregados por gênero. O documento pode ser acessado AQUI.