CAMPUS MARICÁ

Formatec

IFF e Prefeitura de Maricá lançam projeto que ofertará 1.760 vagas em cursos técnicos

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 23/05/2023 20h10, última modificação 23/05/2023 20h55
Primeira fase está prevista para ter início em agosto, com 440 vagas nas áreas de Edificações, Guia de Turismo, Informática para Internet, Logística, Meio Ambiente e Produção de Áudio e Vídeo.
Formatec no IFF Maricá

Lançamento do Formatec: Maricá+Técnico no IFF Maricá. Crédito da imagem: Divulgação/ ICTIM

O Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Prefeitura de Maricá, por meio de seu Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), realizaram nesta terça-feira, 23 de maio, a solenidade de lançamento do Formatec: Maricá+Técnico, programa de qualificação profissional que ofertará 1.760 vagas, ao longo de três anos, em cursos técnicos gratuitos para os moradores do município.

A primeira fase do convênio está prevista para ter início em agosto, com o preenchimento das primeiras 440 vagas nos Cursos Técnicos de Edificações, Guia de Turismo, Informática para Internet, Logística, Meio Ambiente e, uma novidade, o de Produção de Áudio e Vídeo, que será desenvolvido em parceria com a Incubadora de Inovação Social em Cultura da Prefeitura.

“Esses cursos são fundamentais para a cidade. O IFF é um grande parceiro no desenvolvimento educacional de Maricá. A parceria pública alavanca em mais seis novos cursos com mais de 1.700 vagas, que irão dialogar com turismo, edificações, logísticas, formações tecnológicas, ou seja, um mundo técnico e profissional do trabalho sendo valorizado e construído nessa parceria de uma cidade que está em processo de construção”, destacou o prefeito Fabiano Horta, durante o lançamento do convênio, no IFF Maricá.

O Formatec: Maricá+Técnico terá turmas nas modalidades Concomitante — em que o estudante cursa o Ensino Médio em outra instituição de forma simultânea ao ensino técnico no IFF — e Subsequente, que é voltada a quem já concluiu o Ensino Médio e busca qualificação para uma melhor inserção no mercado de trabalho. As aulas acontecerão no Campus Avançado Maricá, do IFF, situado no bairro de Ubatiba, nos turnos da tarde (cursos concomitantes) e noite (cursos subsequentes). Em breve será divulgado o edital de seleção das primeiras turmas do projeto.

Formação Diversificada

Todos os cursos contarão também com atividades voltadas aos temas “Mulher no Mundo do Trabalho”, “Questões étnico-raciais”, “Memórias e histórias de Maricá” e “Economia Solidária”, além de projetos de inovação social dentro da temática de cada curso. Haverá ainda facilitadores para a entrada, permanência e êxito dos estudantes, entre eles grades de horários pensadas de forma a possibilitar o acesso de trabalhadores aos cursos e espaço infantil para que pais e mães possam deixar os filhos pequenos durante as aulas no IFF.

“O objetivo do convênio é fortalecer o projeto da educação profissional e tecnológica pública em Maricá por meio de uma maior diversidade de cursos ofertados e com a oportunidade de atendermos um número maior de pessoas, entre jovens e adultos”, afirmou o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, destacando ainda a importância da parceria nos últimos dez anos entre a Prefeitura e o Instituto, que possibilitou, inclusive, a construção da sede definitiva do Campus Avançado Maricá em Ubatiba.

Presidente do Grêmio Estudantil do IFF Itaperuna e aluna do 3º ano de Meio Ambiente, Clara Peixoto ressaltou a importância do convênio com a Prefeitura para a ampliação de oportunidades para os estudantes do campus.

"Essa escola é nossa segunda casa, então para nós é muito gratificante ter quem nos acolha e acolha nossas demandas. E que com a implementação desses novos cursos venham ainda mais tecnologia e oportunidades para o nosso campus, a nossa cidade e o nosso futuro", afirmou a estudante, que teve a companhia dos colegas gremistas na solenidade.

Para o diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum Bittencourt, o Formatec é um marco para o campus e para o município.

"Não é apenas uma parceria entre o IFF e a Prefeitura, mas efetivamente a construção conjunta de uma formação técnica que é pública, gratuita, de qualidade e acessível para um grande número de jovens e também de trabalhadores, que terão a oportunidade de estudar no turno da noite, num curso técnico bem estruturado e chancelado pelo IFF, que é uma instituição reconhecida pela sua excelência", destacou o diretor-geral.

Modalidades

Concomitante - Turmas voltadas a alunos que estejam cursando o Ensino Médio em escolas estaduais ou particulares. Será obrigatória a apresentação de declaração de matrícula em uma escola localizada em Maricá. A formação técnica terá duração de um ano e meio, com aulas no turno da tarde.

Subsequente - Turmas voltadas a quem já terminou o Ensino Médio. Será obrigatória a apresentação de declaração ou certificado de conclusão. A formação técnica terá duração de um ano e meio, com aulas no turno da noite.

Áreas de formação

Edificações, Guia de Turismo, Informática, Logística, Meio Ambiente e Produção de Áudio e Vídeo, com vagas distribuídas igualmente pelas modalidades Concomitante e Subsequente.

Ingresso

O edital com as regras do processo seletivo de ingresso dos alunos será divulgado pelo IFF em breve.