CAMPUS MARICÁ

IFF Maricá promove ida ao teatro em aula externa para alunos de Cursos Técnicos Integrados

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 17/05/2023 13h37, última modificação 17/05/2023 14h00
Estudantes de turmas do 2º e 3º ano de Edificações e Meio Ambiente estiveram na peça 'A exceção e a Regra', no Armazém Utopia, no Rio, como parte das atividades das disciplinas de Geografia e Artes.
Alunos do IFF em teatro no Rio

Os estudantes visitaram o Armazém Utopia, no Centro do Rio

A noite desta terça-feira, 16 de maio, foi de ida ao teatro para os alunos do 2º ano dos Cursos Técnicos Integrados em Edificações e Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. As duas turmas participaram de uma aula externa de Geografia no Armazém Utopia, no Centro do Rio, onde assistiram à peça "A exceção e a Regra", da Companhia Ensaio Aberto, com as professoras Tássia Cordeiro, de Geografia, e Manuela Nogueira, de Artes.

Para muitos ali, como os estudantes de Meio Ambiente Pedro Ramos e Felipe dos Anjos, a aula externa teve um significado ainda mais especial: era a primeira vez de grande parte deles num teatro.

"Toda a proposta da visita foi muito interessante, principalmente pela relação com o conteúdo que está sendo trabalhado na disciplina, em sala de aula. Acredito que para muitos de nós que estamos aqui hoje é algo que ficará marcado para sempre. Eu já tinha assistido, no ano passado, a uma peça encenada por alunos na escola, mas essa é a primeira vez que venho num teatro profissional", conta Pedro Ramos.

A participação do IFF foi possível por meio do programa de visitação escolar da companhia teatral Ensaio Aberto. Para Felipe dos Anjos, essa foi a oportunidade de realizar um sonho antigo.

"Já fazia muito tempo que eu tinha vontade de ir ao teatro, e o IFF me proporcionou essa experiência. Quando entrei naquele galpão, senti como se estivesse num lugar mágico. O conteúdo também foi muito esclarecedor para mim, porque o tema da peça trata sobre capitalismo, que é um dos conteúdos que estamos estudando atualmente", afirma Felipe.

Professora responsável pela atividade desta terça-feira, Tássia Cordeiro explica que a aula externa tem como objetivo tratar de assuntos ministrados em sala de aula de uma forma mais lúdica e sob diferentes perspectivas.

"A peça dialoga com parte do conteúdo do 2º ano de Geografia que está sendo trabalhado agora, sobre as fases do capitalismo. E a peça aborda justamente a sociedade de classes e a corrida imperial, contribuindo para que eles consigam absorver esse conteúdo num formato diferente, que é o do teatro", destaca a professora.

Visita abrange turmas de 2º e 3º ano

Essa foi a segunda ida de estudantes do IFF Maricá ao Armazém Utopia na última semana. Na terça-feira anterior, dia 9, havia sido a vez do 3º ano de Edificações, que teve a participação relacionada aos componentes curriculares de Teatro Político e Teatro Popular, ministrados na disciplina de Artes. Está programada ainda a ida da turma de 3º ano de Meio Ambiente, em breve, totalizando 90 estudantes do campus a participarem do evento ao longo deste mês.

"Considero essa nossa vinda ao teatro muito importante, primeiro porque muitos alunos nossos nunca tiveram essa experiência de assistir a uma peça. Leciono teatro para as turmas e, sempre no primeiro dia de aula, pergunto quem já esteve numa apresentação de teatro. Pouquíssimos alunos respondem positivamente. Então, acredito que essa questão de promover o acesso deles a equipamentos culturais e apresentações artísticas é fundamental para a formação, inclusive como cidadãos", explica a professora de Artes Manuela Nogueira, responsável pela visitas técnicas das turmas de 3º ano.

Escrita em 1929 pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht, a peça "A exceção e a Regra" trata do julgamento de um comerciante rico que, durante uma viagem de negócios pelo deserto, mata o homem que lhe servia de carregador e guia. Localizado na Avenida Rodrigues Alves, Zona Portuária do Rio, o Armazém da Utopia funciona num galpão centenário de cinco mil metros quadrados e trabalha de forma dinâmica, sediando eventos culturais diversos.